Religião pode ser extinta em nove países



Para aqueles temerosos que nestes tempos obscurantistas, onde fundamentalismos religiosos de todo o tipo, tem sido utilizado para promover ações de intolerância e servido de "pano-de-fundo" para a promoção de guerras, serve como um alento a notícia abaixo reproduzida. Onde um estudo aponta que em nove países o número de pessoas que não são adeptas a religião alguma caminha para ser majoritária.
Sem dúvida uma notícia animadora. Afinal, em meio a um "mar de intolerância", as possibilidades de superação do limitador religioso nas sociedades contemporânea, ainda que seja um processo por vir, já é uma possibilidade que se coloca.
Ainda levará um longo período para vislumbrarmos esta tendência a se generalizar, mas esta é uma possibilidade que se apresenta e poderemos sim caminharmos para uma sociedade onde a razão supere os dogmas religiosos, onde a fé não seja mais um legitimador para atos de brutalidade de toda a ordem.

Na foto, mulher é crucificada em celebração religiosa nas Filipinas

Por Kátia Arima

Um estudo apresentado em um encontro da American Physical Society, nos Estados Unidos, concluiu que a religião está morrendo em nove países.
Austrália, Áustria, República Tcheca, Canadá, Finlândia, Irlanda, Nova Zelândia, Holanda e Suíça são os países onde tem crescido o número de pessoas que declaram não ter religião.
De acordo com o estudo, a tendência é que a religião seja praticamente extinta nesses nove países. O percentual mais alto de pessoas que não são afiliadas a nenhuma religião é maior na República Tcheca, com 60%.
Na Holanda, país onde 40% das pessoas dizem não ser vinculadas a nenhuma religião, a projeção é de que esse percentual vai crescer para 70% em 2050.
O estudo foi conduzido por Richard Wiener, da Universidade do Arizona, e Daniel Abrams e Haley Yaple, da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. Eles construíram um modelo matemático para verificar a relação entre o número de pessoas religiosas e os motivos sociais de ser um religioso. Foram analisados dados de 85 países, dos últimos 100 anos.
Em 1950, 10% das pessoas na Nova Zelândia se consideravam sem religião. Em 2006, o número havia crescido para 45%. Para 2011, a previsão é que o censo registre que 50% das pessoas não se consideram afiliadas a nenhuma religião no país.
.

Um comentário:

Eudson disse...

Esses nove parecem ser países de alto índice de desenvolvimento humano... Na África subsaariana, onde a fome e a corrupção imperam, faltam sacerdotes e sobejam religiosos.