A palhaçada da SKY


Por Cornélius Buarque

A empresa de TV por assinatura SKY vem fazendo forte campanha contra a regulamentação por parte da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) da Lei 12.485/11.
Chama a atenção a participação de atletas da Seleção Brasileira de Vôlei na campanha que tem como tema "defenda seu controle remoto".
A SKY critica duas exigências:

1) cota de 3h30minutos de conteúdo nacional por semana no horário nobre

Ora bolas, bolas ra. 3h30minutos correspondem a 1/48 avos ou 2,08333% da programação semanal de 168 horas possíveis.
Mesmo sendo em horário nobre, temos 30 minutos diários.
Míseros 30 minutos por dia.
Tenha santa paciência

2) Cotas de canais nacionais

Há uma infinidade de canais nacionais e há concorrência desleal. Um exemplo: o canal RecordNews não é oferecido pela SKY. A uma série de canais regionais que não sçao oferecidos pela SKY, como a TVCOM do RS, e são canais privados.
Mas há também canais estatais que podem ser oferecidos como TV Justiça, TV Câmara, TV Senado e as TV´s estaduais.
Isso para não falarmos em canais comunitários ou ligados a sindicatos ou movimentos sociais, algo que poderia soar como heresia pelos executivos da SKY.
Também devemos frisar a enorme dificuldade de acesso a canais que não trasmitem em língua inglesa como Deutsche Welle, RAI e outros.

A SKY alega ter conhecimento do negócio mais do que a ANCINE, o que  provavelmente é verdade. Agora não podemos entender o serviço de radiodifusão apenas como negócio.
Meios de Comunicação são uma concessão e a eles é permitido perseguir o lucro. No entanto, não apenas o lucro pelo lucro. A comunicação, deve, necessariamente, ter um fim social, do contrário, gera-se uma brutal distorção.

Quem quiser saber mais, veja os links e tire sua própria opinião.

http://www.sky.com.br/site/manifeste-se/index2.html#intervencao
http://www.ancine.gov.br/nova-lei-da-tv-paga
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