A união da igreja com o estado chegou ao fim na Noruega, depois de uma emenda aprovada no Parlamento que alterou a Constituição norueguesa. A igreja deverá ser financiada pelos seus próprios meios e o país se torna uma nação secular sem religião oficial.
Em um movimento que tomou muitos de surpresa, o Parlamento norueguês aprovou a separação entre Igreja e Estado no curso de uma modificação de sua Constituição. A nação vai se tornar secular, sem nenhuma religião oficial, e o Governo não vai mais participar, como de costume na nomeação da hierarquia da Igreja.
A Igreja da Noruega foi formada depois da Reforma Luterana em 1536, e foi oficialmente chamada Igreja Luterana Evangelista da Noruega. A realidade nos últimos anos é que, além de financiar seus gastos, o Estado passou a entrar nos assuntos da organização, e serviu como um intermediário para reprimir ou "abafar" revoltas e escândalos que envolveram alguns sacerdotes.
A ideia de quebrar o vínculo tradicional entra a Igreja e o Estado surgiu no início dos anos setenta do século passado, quando começou a crescer a crítica ao fato de que a estrutura religiosa era financiada com o dinheiro dos impostos dos noruegueses. Além disso, a Noruega modificou-se culturalmente ao longo do século XX e XXI, sendo hoje uma sociedade com pouco sentimentos religiosos. Estudos recentes estimam que apenas 2% dos noruegueses frequentam serviços religiosos regularmente, e que 72% nem sequer acreditam em um "Deus pessoal."
A partir de agora, a Noruega é oficialmente um Estado laico, ingressando tardiamente na modernidade, sem ter mais uma igreja ou religião oficial e promovendo-se, assim, uma sociedade mais plural. Para aqueles que costumam buscar qualidades valorativas no norte e olham, de maneira depreciativa, para o sul global, é bom lembrar que no Brasil a separação entre Igreja e Estado ocorreu já no final do século XIX, em 1891!
Fontes:
http://
http://www.kirken.no/
.

5 comentários:
mas aqui no brasil ainda nãos e cobram impostos de igrejas... qdo isso acontecer sim teremos um estado laico verdadeiro!
miriam
nunca cortamos laços com a igreja, isso só acontecerá, quando ela começar a pagar impostos tbm
A escravidão tbm acabou com a Lei Áurea e isso não quer dizer nada.
A lei Áurea tbm acabou com a escravidão e isso não quer dizer muita coisa.
A lei Áurea tbm acabou com a escravidão e isso não quer dizer muita coisa.
Postar um comentário