Para marcar os 100 anos de Apolonio de Carvalho, o Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul promove a exibição do documentário Vale a Pena Sonhar, com a presença da viúva do militante, Renée France de Carvalho. Com direção de Stela Grisotti e Rudi Böhn, o filme será exibido no dia 24/5, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
Também parte das comemorações, haverá também a exposição A trajetória de um libertário, que traz fotos, documentos políticos, textos e a cronologia da vida militante de Apolonio. O material, que foi coletado em arquivos da França, Espanha e Brasil para elaboração do documentário, ficará exposto ao público de 18/5 a 24/5, no andar térreo da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101).
Apolonio participou, desde a década de 30, das principais lutas políticas do Brasil e do Exterior. Sua trajetória foi marcada pela luta das causas sociais, na consolidação de um projeto democrático e socialista para o Brasil. Serviu o Exército Brasileiro, foi voluntário nas Brigadas Internacionais da Guerra Civil Espanhola, combatendo o fascismo entre 1937 e 1939, e, na França, foi coronel da Resistência na luta contra o nazismo na 2ª Guerra Mundial.
Nos anos 60, rompeu com o PC brasileiro e ajudou a fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Com a redemocratização, foi fundador e o primeiro filiado do PT. Faleceu no dia 23 de setembro de 2005, aos 93 anos de idade, vítima de pneumonia.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário