Seis meses após terremoto, cadê a ajuda ao Haiti?


Depois de seis meses do devastador terremoto que arruinou o país, apenas 2% da verba prometida pela comunidade internacional para a reconstrução do Haiti - o que corresponde à cerca de US$ 200 milhões - foi efetivamente recebida pelas autoridades do país.
A informação foi divulgada pelo enviado especial do governo haitiano ao encontro do Conselho Econômico e Social (Ecosoc, na sigla em inglês), Leslie Voltaire, em Nova York.

Na reunião, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), Voltaire disse ainda que mesmo passados seis meses do terremoto que assolou a região central, mais de 1,6 milhão de pessoas continuam sem casa.

Novas estatísticas informaram que mais de 300 mil pessoas morreram no desastre, 250 mil edifícios foram destruídos e milhares de hectares de terra foram cobertos por entulhos.

Para Voltaire, a amplitude do desastre ultrapassou a capacidade de resposta do governo haitiano e da comunidade internacional. Ele lembrou também que a tragédia destruiu as sedes do executivo, do legislativo, do judiciário e da própria ONU.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: