Dilma defende política de ampliação de creches públicas



Cada vez mais, as mães brasileiras contam com creches públicas para cuidar dos seus filhos enquanto trabalham. Mais de 1,2 milhões de crianças estão matriculadas em todo o país, segundo o censo da educação básica de 2009. Em 2000, eram apenas 652 mil. Veja aqui como a educação brasileira mudou a partir de 2003.
Se depender da candidata Dilma Rousseff, esse número deve crescer ainda mais. Na avaliação dela, a construção de creches é uma ação prioritária de governo, não só para facilitar o ingresso das mães e pais no mercado de trabalho, mas para o desenvolvimento das crianças.
“Para mim, uma das maiores prioridades para os próximos anos é a questão das creches e por um motivo muito simples: fazer creche é a forma que nós temos de atacar na raiz a desigualdade”, disse ela.
Segundo Dilma, crianças chegam ao primeiro ano escolar em melhores condições, quando tem acesso a condições socioeconômica, a bens culturais, a higiene e a alimentação.
No PAC 2 (a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento), está prevista a construção de 6 mil creches em quatro anos. “Por que eu acho que esse programa prioritário? Porque ele pode salvar uma geração. Há uma diferença de oportunidade forte, que é uma diferença que nós não podemos ter, se queremos ser um país desenvolvido, e podemos ser nessa nova década, que se inicia em 2011.”

Professores qualificados           

Com a expansão da oferta na educação infantil, a demanda por professores qualificados também aumenta. Na creche, por exemplo, a proporção deve ser de um educador para cada dez alunos, no máximo. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) tem intensificado as ações de formação de docentes para atuar nessa etapa da educação básica.
Uma dessas ações é o Proinfantil, que forma, em nível médio magistério, professores em exercício na educação infantil pública. Já estão em formação 23 mil docentes.
Com o ensino fundamental de nove anos, obrigatório a partir de 2010, as matrículas no primeiro ano também cresceram. Para melhorar a qualidade do ensino em leitura, escrita e matemática, o MEC oferece o Pró-Letramento, programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, em exercício na rede pública.
“É importante ressaltar que a educação infantil saiu da assistência social e foi para a área educacional há pouco tempo. Antes, não se exigia formação em magistério para atuar em creches, porque o profissional só tinha que cuidar das crianças. Agora, tem de cuidar e educar”, explica a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

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