Mostra de cinema Mulheres no Front celebra luta e força das mulheres


Felizmente, não somente de salas de cinema sendo fechadas vive Porto Alegre, uma boa pedida é a mostra de cinema Mulheres no Front, realizada entre os dias 2 e 11 de março no CineBancário. 
Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o CineBancário (Rua General Câmara, 424- Centro - POA) traz sete títulos cuidadosamente selecionados, que focam a força feminina e sua capacidade de luta, alguns deles recuperando histórias e personagens reais. Em três sessões diárias: às 15h, 17h e 19h.

Os filmes retratam deste os movimentos das operárias e sindicalistas norte-americanas por melhores condições de trabalho nos já clássicos Norma Rae (1979) e Silkwood – O Retrato de uma Coragem (1983), que trazem desempenhos premiados de Sally Field e Meryl Streep.

A pouco conhecida atuação feminina nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial e nas trincheiras da Guerra Civil Espanhola são o objeto de Mulheres no Front (1964), obra-prima do cineasta italiano Valerio Zurlini, e de Libertárias (1996), de Vicente Aranda.

Os conflitos entre palestinos e israelenses são desestabilizados pela força de uma mulher no comovente Lemon Tree. O drama e a resistência das mulheres brasileiras no período da ditadura militar é descrito pela diretora Lúcia Murat no misto de documentário e ficção Que Bom Te Ver Viva, um dos grandes filmes políticos do cinema nacional, com Irene Ravache..

Toda a programação é com entrada franca, ou seja, ímperdível.

Nenhum comentário: