O apartamento de Olívio Dutra


Post pescado do RS Urgente:

Um leitor do blog envia texto de Adão Oliveira, publicado no Jornal do Comércio, no dia 17 de agosto de 2005. Guarda atualidade:

Ontem (16/08/2005), vi uma foto do ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, tomando chimarrão, espremido na apertada sala de sua residência, na zona norte da cidade. Até aí nada de mais, não fosse o ex-bancário ter ocupado a chefia do Executivo gaúcho e o ministério das Cidades, durante mais de dois anos do governo Lula. Olívio não é mais governador e muito menos ministro, mas continua o mesmo sujeito simples de antes. O missioneiro, que mandou e desmandou em orçamentos altíssimos, não mexeu em nada que não lhe pertencesse. O cofre nunca lhe caiu nos pés. Terminadas as suas tarefas, Olívio voltava para o acanhado apartamento que um dia conseguiu comprar com os parcos salários que recebia como funcionário do Banrisul.

Olívio Dutra é, pois, um homem honesto! Nem sei porque estou escrevendo sobre isso, porque eu participo do princípio que honestidade não é virtude. Honestidade é inerente ao cidadão. Não ser honesto é um grave defeito de caráter mas, honestidade, não é virtude. Mas virtude ou não, a verdade é que Olívio Dutra é um homem intrinsecamente honesto.

6 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma das coisas boas da vida é viver bem com qualidade de vida e, sobretudo, morar bem com conforto, espaço etc. Olívio Dutra ganha bem -- recebe pensão de ex governador turbinada recentemente com o aumento da Yeda -- e poderia morar melhor, mas ele não dá valor a esse aspecto material da vida. Prefere ficar morando num apartamento apertado, praticamente sem espaço. Eu não considero isso uma virtude.
O mesmo Olívio ingressou no Banrisul como escriturário e nunca galgou nas diversas décadas que ali trabalhou no banco estatal qualquer promoção. Aposentou-se como escriturário. Também não considero isso uma virtude.
Quando governador, em palestra na Fiergs ou Federasul (sei lá), o Olívio disse que nunca imaginou se tornar empresário porque considera essa uma atividade gananciosa. Também não considero esse discurso uma virtude.
Dizem que Olívio é honesto, eu nunca duvidei disso, mas definitivamente ele não fez um bom governo exatamente porque ele tem preconceito em relação ao mundo capitalista, à sociedade de consumo que, como diz o Caetano, ergue e destroi coisas boas. Se existe uma boa palavra para definir Olívio Dutra é que ele é simplório. E simplorice não é virtude.

ERick disse...

Acho que se tem alguem simplório é justamente quem acredita que ganância, consumismo desenfreado, individualismo e etc. são virtudes louváveis.
Pensar no próximo antes de si próprio é tido como arcaico, defender interesses individuais é o que há de melhor. Tal pensamento, na minha opinião é que deve ser sim classificado como simplório e tipico de um conservador reprimido e envergonhado.
Acho que deveria tentar, pelo menos uma vez na vida, deixar de pensar apenas numa visão conservacionista do status quo e cogitar a possibilidade de que nem tudo deveria ser como sempre foi, mas sei que deves achar isso como "utopia" e blá-blá...Como todo pseudo-intelectual que se acha pós-moderno, mas na verdade é "pós-raciocionio critico" e caiu no poço sem fundo da "ignorância ilustrada".

Unknown disse...

Simplorio é quem se acha no diereito de julgar os outros,
simplorio é quem acha qua ganância é virtude,
simplorio é quem não vê que essa sociedade consumista e individualista não só robotizou o ser humano com destruiu o meio ambiente.
Qunato a Olivio fez o melhor governo de todos os tempos no RS e que os simplorios se mordam

Carlos Eduardo da Maia disse...

Todos têm o direito de julgar os outros. Todos têm o direito de crítica. Crítica é fundamental. Ganância não é virtude. Aliás, ganância é que nem a inveja: uma m.... Nunca defendi a ganância ou a inveja. Consumismo exacerbado não é virtude. Causar dano ao meio ambiente e ao direito das futuras gerações também está longe de ser virtude. Nunca defendi isso. Um certo individualismo, pensar em si, no bem-estar da família etc.. não é de todo errado, como bem ensina o filósofo Luc Ferry no último livro que escreveu.

Tux disse...

Boa Erick, não tinha lido os comentários desse post...
Olha, você definiu bem o Carlos Tucano da Maia. "pseudo-intelectual", que provou a pequenez, não só racional, mas principalmente a pequenez de um ser humano, que não se importa com valores éticos, pois estes não compram coisas...E sim, ele acha que "pensar no próximo" é algo arcaico, pois ele deixa claro "que temos direito de julgar os outros", mas embasados em que? Em quais reais pesquisas? Se for embasado na opinião pessoal em qualquer tipo de pesquisa, saiba que não vale NADA (prova disso, estude história e verá que opiniões de pequenos transformam-se em pó)e para fechar, todo o pseudo-intelectual sempre cita algum livro geralmente na tentativa frustrada de provar que sabe alguma coisa... E daqui a pouco ele fala "O governo Olivio foi o pior! O do Brito e da Yeda, esses sim, levantaram nosso estado!"

saitica disse...

Nesse mar de lama, qual o político verdadeiramente honesto ?
Sem sombra de dúvidas, Olívio Dutra. Por isso, ele continua convivendo com seus amigos e eleitores. Anda sem nenhum segurança em qualquer parte do país, especialmente na Cidade de Porto Alegre. O resto é despeito !
Olivio é um cidadão que se fez respeitar, dentro ou fora do poder !
O capitalismo sim, é desonesto e predador.
daniel de andrade