![]() |
Foto: Camila Domingues |
Nesta quinta (07/06) centenas de manifestantes protestaram contra a derrubada de árvores no centro histórico de Porto Alegre. O ato em si, pela espontaneidade e velocidade em que foi mobilizado , foi fantástico e está de parabéns a todos e todas que estiveram juntos. O que não poderia ocorrer neste momento era o silêncio, e felizmente, este silêncio foi rompido.
O prefeito Fortunati, alegando que "as pessoas não usavam as árvores" e utilizando-se do pretexto das obras para a Copa do Mundo, derrubou dezenas de árvores próximo a Usina do Gasômetro, um dos principais pontos turísticos da cidade.Para um prefeito que tão preocupado com o turismo da copa, causa estranheza o ato de planejar derrubar centenas de árvores.
Para uma prefeitura que poucos dias atrás organizou um evento com o "rótulo" de Fórum Social Mundial (veja mais aqui) cujo tema "cidade sustentável" estava no centro das peças de divulgação publicitária, faz com que fique explicito as diferenças entre o discurso e a prática do atual prefeito, para dizer o mínimo.
Já que o prefeito Fortunati não quer árvores, acredita que as pessoas não "usam as árvores", levamos até a prefeitura os "restos" das árvores cortadas, em um protesto simbólico contrario a visão equivocada da prefeitura com relação ao meio ambiente da cidade. Qualidade de vida não pode ser soterrada por uma visão de "desenvolvimento" que esquece as questões ambientais.
Porto Alegre precisa de mais árvores e não de mais asfalto e concreto.
![]() |
Foto: Everton Rodrigues |
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário