Veja: o golpismo escancarado nas capas


Excelente retrospetiva organizada por Gilberto Maringoni, para a Carta Maior que reproduzimos neste blog.

Vinte anos nas capas da 'Veja'

O presidente Lula sofreu impeachment em agosto de 2005. Quase ninguém se lembra dele. Era um trapalhão barrigudo, chefe de quadrilha e ignorante.

A história seria assim, se o mundo virtual da revista Veja fosse real. Selecionamos 123 capas da revista, de 1993 a 2010. Elas formam uma narrativa surpreendente, quase uma história em quadrinhos da história política do período. FHC é o presidente dos sonhos da publicação. Sério, compenetrado e trabalhador, fez uma gestão exemplar. O ex-metalúrgico, por sua vez, é um demagogo que merece apenas um chute no traseiro.

A visão de Veja é a visão da extrema direita brasileira. Tem uma tiragem de um milhão de exemplares e é lida por muita gente. Entre seus apreciadores está, surpreendentemente, o governo brasileiro. Este não se cansa de pagar caríssimas páginas de publicidade para uma publicação que o achincalha com um preconceito de classe raras vezes visto na imprensa.

Freud deve explicar. Clique no link abaixo para ver a sequência. Vale a pena.

As capas de Veja

.

6 comentários:

Joao disse...

O ex Pres. Fernando Henrique Cardoso, é um estudioso, academico e toma suas decisoes de vida sem consultar pessoas que trafegam pelos niveis excusos da sociedade. O ex Pres. Lula é um sindicalista comprometido com todo tipo de gente de qualquer natureza que possa um dia lhe ser util pra atingir seus objetivos de vida. Como disse Ruy Barbosa, "O mal grandíssimo e irremediável das instituições republicanas está em deixar à mercê de intensões menos nobres o primeiro lugar do Estado, condenado-o assim a ser , em regra, pela mediocridade"...Nada a fazer portanto, pois a receita politica da republica conta como certas, essas aberrações.

Anônimo disse...

Felizmente, mais de 80% da população brasileira não concorda com esta sua visão elitista. Lula foi o melhor presidente da história do BR. FHC apenas uma triste lembrança!
Viva o Lula e o povo brasileiro!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Veja -- que não é de extrema direita -- é uma revista indispensável no Brasil de hoje. A esquerda bolsonara que manipula, distorce e mente quer calar a boca da Veja e da grande mídia que vem pautando o governo Dilma (que faz um bom governo). Se não fosse a grande mídia muitos picaretas (que participaram do governo Lula) estariam hoje no poder.

Anônimo disse...

A Veja não é de direita? Mas que cara maluco...

Anônimo disse...

Meu caro, a Veja não chega nem perto de ser de direita. Em verdade lhe digo, que nada no Brasil realmente representa a verdadeira direita (infelizmente).

Carmen Regina Dias disse...

Comentários insanos. Exceptuando-se o Anônimo (porque, náo raro, a inteligëncia, a perspicácia, a sabedoria, passam anônimas pelos "donos da verdade", os obtusos que comem merda e arrotam peru,
o mais é de uma ignoräncia que me enoja tanto quanto as capas da Veja, esta dona veja que já está no cháo, na lama que ela própria produziu ao longo das décadas.

E Viva Lula, e Viva Dilma e Vivam todos os colaboradores, os corajosos Homens e Mulheres que se submeteram mergulhar com o Presidente Lula e agora, com Dilma Rousseff na areia movediça em que o País se encontrava, correndo o risco de serem apagados, como sói acontecer quando $$$$$ está envolvido, e como tem sido o nosso Brasil até a chegada de Lula. Viva Lula! Deus permita que ele cumpra até o final a sua missáo nesta vida, que é a de dar de comer a quem tem fome, de comida e de justiça, e tornar o Brasil no País exemplo do Futuro que aqui já está