Censura marca o fim da "velha" Ipanema FM
A rádio Ipanema FM é uma referência na cultura do Rio Grande Sul. Esta referência se constituiu por ela ser diferente das outras rádios comercias. Não apenas por dar espaço ao rock e outras manifestações musicais independentes, mas principalmente por não tocar as músicas que o "jabá" das gravadoras determinavam.
Nos anos 80 ela foi comprada por um dos conglomerados midiáticos nacionais, a Bandeirantes, mas ainda sim, manteve a mesma qualidade e independência editorial.
Para a minha formação musical pessoal ela foi decisiva, não saberia aqui listar as inúmeras bandas e artistas que tive o meu primeiro contato através da Ipanema.
Mas parece que agora, a boa e "velha" Ipanema cederá lugar a uma "nova" Ipanema, padronizada ao mercado e sem preocupação alguma com a qualidade musical. (leia aqui).
Uma mudança em busca de mais mercado, mais lucro! A Ipanema sempre foi uma "ovelha negra" porque conseguia ser viável economicamente nadando contra a mercantilização da música! Mas não foi suficiente, para o grupo Bandeirantes ela precisava ser ainda mais lucrativa.
Na última sexta-feira (12/08) um dos locutores históricos da Ipanema, Cláudio Cunha, "chutou o balde" no ar e foi censurado por denunciar o fim da rádio. (confira acima)
Triste fim de uma rádio que foi uma referência para milhares de gaúchas e gaúchos. A "nova" Ipanema, ao mostrar sua "nova cara" censurando um de seus locutores, já nasce morta!
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

19 comentários:
É triste e humilhante a maneira que a ipanema acaba. Escuto a radio desde 1987, tenho 38 anos, aprendi a gostar de musica boa e ter opinião formada.
PESSOAL JA FAZ MAIS DE 10 ANOS QUE A IPANEMA MORREU!
Fico triste porque ouço (melhor, ouvia)ela desde os 17/18 anos. Tenho 55. Bom, no início era rock, musica cabeça, nacional ou não. Depois, na última década, o nível se transformou: de rádio cult, alternativa no sentido cabeça, virou alternativa, ao sentido pior da inteligência. O rap pode ser sintoma de uma geração decadente e excluída, mas não se compara aos demais modelos que conviviam ali. A Ipanema já morreu há anos. Muitos não a enxergam mais como movimento de vanguarda. A Katia Suman sempre fez discurso Ipanema, mas bastou um espaçozinho na RBS e correu pra lá. Assim, outros eram só fachada. Adios Ipanema ...
Concordo com os que falam que a Ipanema já não era mais a mesma rádio de uns 10 anos atrás, mas ainda era a "menos ruim", como aliás dizia um dos slogans de alguns anos atrás. Cito o Ioiô do Alemão Ronaldo e o belo Dinâmico do Cláudio Cunha, sendo que este último levava ao extremo a democratização na reprodução das músicas no seu programa. Não raro tive minhas solicitações via Facebook atendidas.
Talvez por sua simbologia o Cláudio foi censurado ao vivo em seu programa, como pude ouvir acima.
Lamentável ao infinito! A música sem fins lucrativos e de qualidade chora!!!
Eu estava querendo escrever, alguma coisa com sentido, mas to com uma vontade de xingar pra caralho a band, é sacanagem de mais, estava estudando em um colega, chego em casa ligo o radio 02:12, surpresa!!!! Pensei alguém mexeu no dial, sintonizei nada, não sei nem oque dizer quando ouvi a vinheta ipanema. Me tirou o sono. Me desculpe prefiro ser surdo do que ouvir isso. Se é para ter uma rádio assim. Que VOCÊS ganhem muito dinheiro, MAS TENHAM CÂNCER, QUE SEUS OUVIDOS SANGREM, OU FECHEM ESSA PORCARIA.
Deixo minha solidariedade aos grandes radialistas da ipaNema do "N", e aos ipaNemicos.
Rádio desligado!
Pessoal, eu era ouvinte da Ipanema mesmo antes de ter esse nome (babaca alías), que foi dado em 1984. Antes era Bandeirantes FM mesmo. Naquele tempo ela era Rádio Rock mesmo. Nos últimos anos nem ouvia mais, porque se transformou num saco de gatos difícil de engolir. Acho que ela começou a morrer quando um tal de Bira Valdez, já falecido, assumiu a rádio há muitos anos e demitiu os melhores programadores e locutores, entre eles o Nilton Fernando. Roqueiros, não chorem o leite derramado, existe luz no fim do túnel. A alternativa para FM normal é a Unisinos FM (103.3), tirando os horários religiosos, evidentemente. Na Internet, tem uma radioweb fantástica, só rock mesmo: a Putzgrila (www.radioputzgrila.com.br). Long life to rock'n'roll e a Bandeirantes que vá para o inferno, porque sempre será um grupo medíocre.
Por mais que tenha havido uma grande e infeliz mudança na programação ha uns 10 anos atrás, ainda era voltada para uma minoria mais inteligente que nunca se vendeu para o mercado. Mas agora, como sempre, o dinheiro falou mais alto e sepultaram de vez uma das últimas vozes dos verdadeiros apreciadores de música. Pedimos desculpas a muitas pessoas que ainda estão por ai e outras que ja se foram e fizeram a Ipanema ser o que foi (Janis Joplin, Jim Morrisson, Marcelo Nova, Raulzito, Arrigo Barnabé, TNT, Stones, Bob Dylan, Bob Marley, e mais centenas que merecem nosso respeito). Perdoem esses infelizes, eles não sabem o que fazem.
Olhem só..Eu mais ainda Ipanemica até porque casei com um fã de carteirinha..eu com 53 e ele com 34..por isso fechamos..roqueiros de épocas diferentes mas com os mesmos idolos.Pode?? Claro que estamos indignados.Sempre acordava e já ligava a rádio já sintonizada!!!Depois do final de semana que fomos para o interior ver nossos Pais..Chegamos tarde e ligamos o rádio!!Caraca..nem acreditamos no que estavámos ouvindo..Espero que todo mundo se una e abra outro espaço prá todos os Roqueiros de Plantão!!E Viva Raul, as nossas bandas gaúchas e todas as que continuam sendo e já se foram..beijo Alemão e prá toda a turma da EX IPANEMA!!!
Quase não acreditei que isto estava acontecendo mas parece que é verdade. Gostava muito da rádio, apesar de ultimamente ter caído nível, muito rap hip hop, sem contar os comunicadores com gostos duvidosos (Kátia Suman tocou Help Numa versão de Caetano Veloso falando que era melhor que a original desliguei o rádio no meio da pra não vomitar. Sofrível) Alemão e suas piadinhas contra Gremistas de certa forma se explica.
Sim, claro, mais uma da democracia hipócrita e vendida. As relações estão cada vez mais plásticas, que valorizam práticas culturais altamente rentáveis. Ou seja, as culturas ou as “tribos” viraram produtos, o que dá mais dinheiro é o esquema! Lembramos que o dinheiro é algo volátil, mas confiança, credibilidade e ética são marcas que ficam na consciência.
Venham pra cá: http://www.radioeletrica.com/
Então que mudem de nome!!! É o mínimo!!! Muita sacanagem isso... Onde as bandas gaúchas de qualidade vão mostrar sua qualidade??? Estou falando de bandas!!! E não essas mentiras que surgem a cada minuto! Isso é um crime!!! Vamos boicotar essa maldita rádio que é um aborto da natureza!!! Vão pra puta que pariu Grupo Bandeirantes, Eron Dalmolin, Atlântida, Pop Rock, Cidade e outros tantos que só contribuem para fim da música de qualidade no nosso RS!!! A rádio podia estar mal, mas era a nossa válvula de escape no meio de tanta porcaria.
Abraço pra todos orfãos ipanêmicos...
Só tenho uma coisa a dizer, estamos fudidos mesmo, aposto que agora ate aquele babaca no Luan Santana vai tocar nessa pirosca da nova Ipanemerds...
Seguinte Galera,... a IpaNema está com 27 anos, deve ser uma jogada ou homenagem aos ídolos do Rock que morreram aos 27 anos,...
Parece que terá um pronunciamento hoje as 20 hs na rádio!
Boa teoria Rhodes!!!
Aguardemos...
larguei a radio de vez, não sou palhaço ou gado de manobra. com certeza deram muitas risadas da cara dos ouvintes e isso não me serve pois tenho mp3 e radios web como opções bem melhores. aderindo a campanha de boicote no face.
Esta rádio é uma piada, não representa o rock,e os apresentadores e radialistas são uns alienados...na verdade é tão ruim como o resto das rádios no sul.
Saudade de cu é rola.
Os caras são uns maconheiros de 40 anos, muito ridículo.
[url=http://buyonlineaccutaneone.com/#tmmuk]cheap accutane online[/url] - accutane 5 mg , http://buyonlineaccutaneone.com/#jjzkr accutane no prescription
Lamentável o fim da Ipanema no rádio FM. É o fim de uma era. Uma era de ouro diga-se de passagem. Na Ipanema FM 94.9 não havia locutores alegres e acelerados que falavam alto o tempo todo. Não havia a repetição das mesmas músicas ao longo do dia. Não havia programas “engraçadinhos” onde homens barbados, que já passaram dos 40 anos, que ficam pagando de guris com piadinhas ridículas e sem graça, como um bando de babacas imbecis e abobados que se acham e que tem um programinha ridículo em uma determinada rádio de Porto Alegre, rádio esta que pertence a um grupo de comunicação que está sendo investigado na Operação Zelotes.
Ao acabar com a Ipanema, o Grupo Bandeirantes extinguiu o último foco, o último bastião de resistência, independência e atitude no rádio FM, que representou uma geração inteira que nunca se curvou e nunca se rendeu aos modismos e clichês de outras rádios “da moda” de Porto Alegre. Morre a Ipanema mas seus ideais e slogans sempre estarão presente na cabeça dos ouvintes ipanêmicos como eu, que cresceram ouvindo a rádio desde a sua fundação em 1983: Ipanema, a rádio dos loucos, a menos pior, a ovelha negra!
Aos órfãos da Ipanema, sugiro duas web rádios: a dinâmico fm – http://www.dinamicofm.com.br – dos ex-ipanema Cláudio Cunha, Mary Mezzari e Mutuca; e a putzgrila fm – http://www.radioputzgrila.com.br.
Rest in peace e obrigado Rádio Ipanema FM 94.9 por ter moldado meu gosto musical ao longo da minha vida.
Postar um comentário