Programa de Tiago Leifert derruba Globo para 3º lugar



A última Copa do Mundo, além do futebol burocrático da seleção brasileira comandada pelo Dunga, também nos "brindou" com a "humorização" do jornalismo esportivo da Globo. Comandado por Tiago Leifert no programa Central da Copa, a marca desta "mudança" eram as piadas fracas e a informação colocada em um segundo plano. Parecia que o jornalismo esportivo da emissora, que já era ruim, iria chegar definitivamente ao fundo do poço.

Com o fim da Copa e o fracasso da seleção, nos livramos de Dunga e parecia que também desta padronização de um "jornalismo de auditório" no esporte da Globo. Infelizmente foi um ledo engano.



Agora, com a Copa América, a Globo resolveu repetir a malfada fórmula e promoveram a reestreia do chatíssimo Central da Copa, no último domingo (3/7). Para minha grata surpresa, não sou o único a não aguentar este programa. Em seu retorno, acabou derrubando mais uma vez o ibope da TV Globo, deixando a emissora em terceiro lugar, atrás do SBT e da Record. Em diversos momentos o programa esportivo, comandado por Tiago Leifert, se viu ameaçado até pela RedeTV!, que acabou em quarto no ibope.

Entre 23h18 e 23h55, o Central marcou 10,9 pontos de audiência, ficando atrás do SBT (12,6 pontos) e da Record (11,4). Já a RedeTV! fechou com 7,5 pontos. Cada ponto equivale a cerca de 58 mil casas assistindo ao programa na Grande São Paulo.

O programa esportivo da Globo continua no ar enquanto durar a Copa América, que está sendo realizada na Argentina. Na semana anterior, no horário aproximado do bate-bola, a Globo liderou o ibope com 14,5 pontos de média, com o Domingo Maior.

Desta vez, o Central da Copa de Leifert conseguiu desabar tanto o ibope quanto o share, algo notável pelo fato de o Fantástico ter entregado na alta faixa dos 23 pontos (média de 21) e o jogo Brasil 0 x 0 Venezuela ter atraído grande interesse, com 32 pontos com bola rolando.

Em relação à participação entre as TVs ligadas (share), o Central da Copa perdeu por larga margem para o SBT (24%) e empatou com a Record em 20,8%. Logo após o Central, a Globo voltou a liderar a audiência da TV aberta, com o filme As Panteras. Ou seja, até o filme das Panteras, que deve ter sido reprisado pela Globo pelo menos umas trinta vezes, angariou maior atenção dos espectadores. Não deixa de ser um bom alento!

O que mais me incomoda  no programa do Leifert não é nem a total ausência de algum conteúdo informativo ou o conjunto de piadas fracas e sem graça, também não defendo um jornalismo esportivo "quadrado", mas sim o tom marcadamente xenófobo que o programa sempre adotou com relação a Argentina. O descompasso e desequilíbrio que marca o programa com a ausência de um mínimo de bom-senso com relação ao país vizinho é espantoso, para não dizer preocupante.

Pior que o Tiago Leifert só mesmo a narração do Galvão Bueno nos jogos da seleção, mas isso já é assunto para outro momento!

Com informações do Vermelho e Folha
.

Um comentário:

marci disse...

Bem que a globo se esforçou pra promover o rapaz e enfiar goela abaixo do povo.Eu como detesto futebol,nao posso opinar pq nao assisto esse programa,mas,vi varios amigos falando do talento dele!!