Um estímulo à Cultura Livre e Cervejeira!
.
Quando escutamos falar em "cultura livre" e em "Creative Commons", logo associamos ao mundo de softwares, mas cada vez mais este conceito tem se "espalhado" por outras áreas.Um projeto inédito no Brasil quer permitir que você produza, em casa, a cerveja que vai consumir de forma colaborativa, trata-se da Cerveja Doméstica .
Segundo os idealizadores, será “feita de forma 100% colaborativa, na qual todos poderão desfrutar, usar, compartilhar, customizar, alterar e até comercializar futuramente, sem pagar royalties”. A ideia é dos amigos João, Luaré, Moreira, Téo, Zé e Dedé e tem tudo para gerar excelentes frutos.
O projeto Doméstica está hospedado no site Benfeitoria.com, uma plataforma que permite o financiamento coletivo de iniciativas que tenham algum impacto positivo. No Benfeitoria, é possível contribuir, com qualquer valor, para que a Doméstica saia do papel e chegue na sua mesa. A meta dos realizadores é arrecadar 9.600 reais para custear um site oficial, pagar despesas burocráticas com o licenciamento da marca, produzir um evento de lançamento e entregar brindes para as pessoas que contribuírem – quanto maior o valor doado, mais interessantes são os brindes. Caso o prazo estipulado para a arrecadação termine sem atingir o valor proposto, todo mundo recebe – integralmente – sua contribuição de volta.
Por trás dessa ideia - que já virou um movimento - está a intenção de criar uma cultura mais livre, mais aberta e democrática, que amplia nosso acesso a obras, fortalece o desenvolvimento e transforma consumidores em produtores de cultura.
No futuro site oficial, micro-cervejeiros e adoradores de cerveja poderão chegar à fórmula ideal para a Doméstica. Essa fórmula e o modo de preparo estarão disponíveis online para quem quiser testar seus dotes cervejeiros em casa. Haverá também a possibilidade de compartilhar experimentações bem-sucedidas a partir da receita original.
A ideia, pioneira no Brasil, já foi desenvolvido por dinamarqueses, que criaram a Free Beer (foto acima). Eles já foram até recebidos por Gilberto Gil, quando era Ministro da Cultura, que fez questão de degustar e vaticinar: “It´s not only free beer. It´s good beer”.
Clique aqui para ver a página da cerveja Doméstica no site da Benfeitoria.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário