Depois de muitos anos sem eleições democráticas, agora é oficial: em reunião da direção da PUCRS foi acertado que deverão ocorrer eleições democráticas ainda este ano para o DCE, com o apontamento para o mês de novembro de 2011. Uma inquestionável vitória do movimento de oposição unificada da PUCRS, denominado 89 de junho, e a todas e todos aqueles que, como este humilde blogueiro, se solidarizaram e tentaram, de alguma forma ajudar para que este momento fosse possível.
Ainda não é momento para dispersão do movimento, até o momento da eleição do DCE a postura vigilante deve permanecer. Mas é um inegável, até para aqueles mais céticos, que o caminho para a redemocratização do movimento estudantil na PUCRS é incontornável. Isolado politicamente, perdendo o respaldo junto a reitoria, só resta ao grupo que tem se perpetuado a frente do DCE aceitar a derrota de suas práticas antidemocráticas e convocar as eleições.
Abaixo segue a notícia publicada no blog do movimento 89 de junho:
Em reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) no prédio 40 da PUCRS, o grupo de trabalho que vem discutindo os rumos de representação estudantil na PUCRS decidiu: as eleições para o DCE da PUCRS ocorrem no mês de novembro de 2011, caso não ocorra, a atual gestão do DCE da PUCRS será automaticamente destituída. Além da data em que ocorrerão as eleições para o DCE da PUCRS, outros três eixos foram debatidos. O primeiro aponta o repúdio aos atos violentos envolvendo questões relacionadas a PUCRS. O segundo ponto visa o melhoramento na logística do processo eleitoral “transparência, publicidade, debates…” no terceiro ponto indica a possibilidade da participação de órgãos externos na condução das eleições para qualquer unidade de representação estudantil na PUCRS. Por fim, o quarto e mais importante eixo de discussão da reunião de hoje dá fim aos impasses e confirma para o mês de novembro de 2011, as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da PUCRS.
Leia na íntegra o 4º item debatido na reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (24):
A universidade deixará de reconhecer a legitimidade de representação da atual direção do DCE da PUCRS a partir de 1º de dezembro de 2011, caso não sejam realizadas as eleições para o DCE da PUCRS em novembro de 2011, com a posse dos eleitos em 1º de janeiro de 2012..
Nenhum comentário:
Postar um comentário