A participação da Dilma no programa da Ana Maria Braga



Nesta terça-feira (01/03) foi ao ar a participação da Presidenta Dilma Rousseff no programa matutino da Ana Maria Braga na Globo.
A participação da presidenta, no geral, pode ser avaliada como positiva. No programa, ela concedeu uma longa entrevista onde abordou temas variados, sem grandes “novidades” ou “furos jornalísticos”. Falou sobre o câncer contra o qual lutou em 2009, voltou a exaltar o fato de ser uma "mulher forte" e detalhou seu dia a dia no Palácio do Planalto. Dizendo viver uma rotina pesada na nova função, ela relembrou o processo que a levou a disputar a Presidência em 2010, liderado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Trajada em um discreto terno cinza, Dilma gravou a entrevista na segunda-feira, no Rio de Janeiro. A apresentadora, referiu-se a Dilma como presidenta, algo que seus colegas de emissora insistem em não fazer.
Após a entrevista, a presidenta Dilma preparou uma omelete. Não deixa de guardar certo simbolismo, afinal, costuma-se dizer na política que “não é possível fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos”, neste caso, a ida da presidenta pode ser encarado como um movimento tático acertado.
Se recentemente Dilma se fez presente na festa da Folha, gerando muitas e justas críticas de setores da esquerda que a apoiaram, desta feita, ela acerta em comparecer na entrevista. Se na festa da Folha, ela muito mais emprestou seu prestígio e serviu para legitimar um jornal golpista, no programa da Ana Maria Braga ela pode falar sem mediações em um programa de TV de considerável audiência.
Os telespectadores (na maioria telespectadoras) tiveram a oportunidade de prestar atenção no que ela diz, em vez do que dizem dela. Para o perfil da audiência deste programa, não é uma má decisão a Presidenta aparecer como ela é, criando um diálogo direto.
Certamente terão aqueles que “torcerão o nariz” e deverá pipocar alguns textos pela web achincalhando a decisão da Dilma de ter participado do programa. No entanto, no “frigir dos ovos” (com o perdão do trocadilho) a presidenta Dilma acertou em cheio em dar a entrevista.

PS: A Presidenta Dilma também será vista na Rede TV, onde gravou entrevista para a estréia do Programa da Hebe Camargo!

Nenhum comentário: