s ninhos tucanos estão em polvorosa, assim como as salas das redações da velha mídia empresarial, tudo por causa de dois fatos que atingem em cheio os interesses desta "turma": Dilma ultrapassa Serra na última pesquisa do Vox Populi e Lula consegue acordo com o Irã.
Na pesquisa Vox Populi, divulgada neste último sábado na Band, mostra que a petista tem 38% das intenções de voto contra 35% de Serra. A pesquisa estimulada apresentou a 2 mil eleitores de 117 municípios os nomes de Dilma, Serra e Marina Silva (PV). As pessoas que ainda não sabem em quem votar ou que não responderam somam 11% e votos brancos ou nulos chegam a 8%. Nesta pesquisa, Marina Silva tem 8% das intenções de voto. Em outro questionário, onde aparecem também os chamados “candidatos nanicos”, Dilma aparece com 37% dos votos, Serra com 34% e Marina com 7%. Os demais não somam sequer 1%.
Evidente que pesquisas revelam apenas um determinado momento e não garantem uma futura vitória, mas elas ajudam a evidenciar um cenário que há muito vem se consolidando: a subida de Dilma nas pesquisas e a curva declinante da candidatura do Serra.
Outra notícia que certamente deve ter deixado FHC em profunda crise depressiva é o inédito acordo alcançado neste final de semana, nas negociações envolvendo Brasil e Turquia com o Irã. Reproduzo abaixo a notícia:
Deu na Folha on Line:
Irã, Turquia e Brasil chegam a acordo, diz chanceler turco
O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse neste domingo que foi alcançado um acordo entre Irã, Turquia e Brasil sobre a troca de combustíveis nucleares, decisão que pode por fim à disputa com o Ocidente sobre o programa nuclear do Irã. Quando questionado por jornalistas em Teerã se haveria um acordo sobre a troca de combustível, ele respondeu: “Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações”.
Segundo o chanceler turco, o anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira pela manhã, após revisão pelos presidentes brasileiro e iraniano e o primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana neste domingo.
Os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, falaram neste domingo em entrevista coletiva sobre o interesse de incrementar as relações comerciais entre seus países. Porém, eles não tocaram na questão nuclear, ponto central do encontro, como já havia acontecido mais cedo, na nota oficial divulgada no site do governo iraniano.
clique aqui para ler a matéria da agência Reuters na Folha on Line
Deu também no site da Al Jazeera:
Iran ‘agrees’ nuclear fuel swap (Irâ “concorda” com troca de combustível nuclear)
Iran, Turkey and Brazil have reached a deal on procedures for a nuclear fuel swap aimed at easing concerns over Tehran’s nuclear programme, Ahmet Davutoglu, Turkey’s foreign minister, has said.
Clique aqui para ler a matéria completa no site da Al Jazeera (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário