No documentário A Guerra contra a democracia, dirigido por Christopher Martin e John Pilger é desmontado um dos principais mitos do imperialismo norte-americano: o de levar a democracia ao mundo.
O documentário centra-se na intromissão dos EUA nos assuntos políticos da América Latina. Descreve a participação da CIA nos golpes de estado contra Jacobo Arbenz na Guatemala e Salvador Allende no Chile. Também aborda o tema da situação econômica no Chile depois da ditadura de Augusto Pinochet e a ascensão de Evo Morales na Bolívia.
Assista aqui o filme na íntegra e com legendas em português.
The War on Democracy 2007 legendado from olho.cósmico on Vimeo.
5 comentários:
Esse documentário "centraliza" em Hugo Chávez, o que já demonstra uma certa parcialidade. Acho que os EUA, sobretudo na era Bush, se equivocaram completamente em relação à América Latina, mas não se pode generalizar e reduzir ao ponto de achar que as intromissões dos EUA nas politicas de outros estados não visam levar à democracia ao mundo. Importante lembrar que os EUA libertaram o Afeganistão dos Talebans e não está sendo fácil construir democracia por lá, por uma série de motivos. O mesmo ocorreu no Iraque em relação à Saddam Hussein. No Iraque de hoje os iraquianos matam os iraquianos. Os EUA são apenas um poder de polícia para conter os agentes do terrorismo muitas vezes financiados por países vizinhos, amigos do nosso pop presidente. Os EUA estiveram do lado dos muçulmanos contra o genocídio étnico nas repúblicas iugoslavas. Mas tem alienado que acha que os EUA são sempre os eternos culpado de tudo. Quando é que vai terminar no Brasil a ditadura do politicamente correto?
Se tivesse visto o filme na íntegra saberia que não pode se reduzir "a "centralizar" em Hugo Chávez" o documentário. Mas para um direitista convicto é dificil ver um documentário que não seja do "estabilshment".
E se o teu padrão de democracia é o Afeganistão e o Iraque pós-bush dá pra ver bem qual é o teu modelo de democracia. Ainda bem que tu é uma minoria esmagadora no Brasil. Felizmente!
PS: Veja o documentário, talvez abra um pouco as tuas idéias!
Não, o meu padrão de democracia não é Afeganistão e Iraque. Lá não existe democracia como não existe democracia na Venezuela, em Cuba e no Irã. E acho que não sou tão minoria esmagadora. Em outubro veremos.
Baixar o Documentário - A Guerra Contra a Democracia - http://fwd4.me/0Bpp
O Carlos Eduardo não tem sequer noção do que se passa, os terroristas americanos, saqueiam, matam, patrocinam golpes militares, em função de seus interesses. Mas nos dias de hoje a colonização da américa e a formação em massa de "carlos eduardos da maia" está cada vez mais difícil para eles e para a mídia manipuladora também coordenada por eles.
Postar um comentário