Lula critica CPI e alfineta senadores: "São bons pizzaiolos"


Por: Thiago Domenici






O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (15) a CPI da Petrobrás afirmando que sua preocupação momentânea é o novo marco regulatório do petróleo, com proposta a ser entregue em duas semanas.

"CPI é muito interessante para quem quer fazer carnaval, para quem quer investigar seriamente era preciso ter outro mecanismo. A mim não me preocupa, quero anunciar ao Brasil qual é esse novo marco regulatório", disse após participar da cerimônia de posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Instalada na terça-feira, a CPI da Petrobras está sendo coordenada pela base governista, com presidência nas mãos do petista João Pedro (AM) e a relatoria sob responsabilidade do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR).
Sarney

O presidente também se pronunciou a respeito das acusações ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP): “se cada pessoa renunciar quando alguém faz uma denúncia sem provas e antes de ser provado, o Brasil não vai ter nem síndico mais”.

Lula defendeu a apuração dos fatos antes de qualquer acusação, inclusive às denúncias referentes a uso de dinheiro público na fundação de Sarney, no Maranhão. Disse que a apuração é fundamental para que não se crie uma “crise desnecessária”.

Ao ouvir de um jornalista sobre a CPI do Senado terminar em pizza temperada com pré-sal, respondeu: “Depende, todos eles (senadores) são bons pizzaiolos.”

A declaração irritou alguns senadores que reagiram. "A irresponsabilidade do presidente está passando de todos os limites", afirmou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Os senadores derrotaram no plenário a indicação de um diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Bruno Pagnoccheschi após a declaração chegar aos senadores. O líder do governo na Casa, e relator da CPI, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu que a sessão fosse suspensa para evitar outros problemas para o governo.

Com informações da Reuters e Agência Brasil

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Impressionante o medo que o governo do PT tem em abrir a caixa preta da Petrobrás que adora financiar e destinar recursos aos seus companheiros. E não são titiquinhas, como os valores envolvidos na compra da casa da Yeda (o que não justifica o que ela fez), os valores envolvidos nas transferências da Petrobrás, sobretudo ao PT da Bahia, são muiiiito superiores. E quando Sarney, Collor e catrefa estão de maõs dadas com o governo do PT é porque muita sujeira existe por ai.

ERick disse...

Tipico comportamento da direita brasileira de tentar confundir através de uma crítica generalista, despolitizada e descontestualizada. Fazer paralelos que não existem como forma de jogar tudo na mesma vala, apenas embaralha e confunde, fugindo do verdadeiro debate, que é o de concepção de estado que está em jogo. Entre aqueles que querem criar um factóide para mascarar o verdadeiro objetivo de privatizar a Petrobras, tentando uma volta tardia e falida do neooliberalismo no Brasil.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo que o verdadeiro embate é a concepção de estado e sociedade que estamos embutidos. Mas esse embate NÃO É IDEOLÓGICO por um motivo simples: os interesses são convergentes. A quem interessa a pobreza? A quem interessa a exclusão social? A quem interessa a corrupção e a burocracia? A ninguém. O que está errado neste Brasil é a estrutura de Estado que tem que ser modificada para que o serviço público funcione e atenda com dignidade a população de baixa renda. E essa não é uma luta ideológica, porque não existe divisão, não existe divergência em relação a isso. Passou o tempo das sociedades fechadas como a Petrobrás de hoje, onde grupos privados tomam conta. A sociedade moderna deve ser transparente e deve ter acesso às gestões do serviço público. Sendo a Petrobrás uma sociedade de economia mista, uma SA, deve ela ser mais aberta, mais transparente. Recentemente se verificou que a Fundação Sarney recebeu uma grana da grossa. Que critérios foram esses para destinar esse dinheiro? Diversas ONGS ligadas ao PT recebem dinheiro da Petrobrás. Que critério é esse? Por que motivos recebem? Ninguém aqui está defendendo neoliberalismos.

Tux disse...

Mais uma vez, o "grande" Carlos Tucano da Maia...
Vamos lá....

Na época FHC... A midia mostrava pouco das falcatruas e quando mostrava, vinculava pequenas notas durante os tele jornais, note, isso acontece hoje..Só que os governos do tipo "Ricos mais ricos (PSDB)" são amenizados os possíveis roubos e os do governo PT e afins, são aumentados 10X...
É deprimente Carlos, pq já vi pessoas do teu tipo, até falando em "Golpe militar é a solução"...
Na falta do que falar, vamos as extremos...
Tenho certesa que um dia você virá aqui no blog e vai gritar: "VIVA YEDA! VIVA O BRITO! E DA-LHE FOGAÇA PARA GOVERNADOR!"