Petrobrás põe em xeque o jornalismo marrom


Artur Henrique e Rosane Bertotti


O blog Fatos e Dados, lançado recentemente pela Petrobrás, é o melhor fato novo na área de comunicação dos últimos tempos. Vai virar case, como dizem os marqueteiros. Vai tornar-se exemplo e ser copiado.
Idéia simples e extremamente eficaz. Sob fogo cerrado do PSDB e do DEMo, e com a imprensa a vasculhar possíveis problemas de administração, a empresa decidiu publicar num blog as perguntas que os jornalistas enviam por escrito e as respostas que a empresa dá a essas mesmas perguntas, na íntegra.
Com isso, a Petrobrás se antecipa a uma prática comum da grande imprensa, e a atrapalha. Quem milita nos movimentos sociais e tem a tarefa de atender essa mídia sabe muito bem o que é prestar informações em longas entrevistas e, no dia seguinte, ver tudo o que falou reduzido a uma ou duas frases, fora de contexto, em reportagens depreciativas que ignoram os dados apresentados.
O blog Fatos e Dados coloca essa prática em xeque, dá uma trucada no esquema dos jornalões, das rádios e das TVs, que elaboram primeiro o título de suas matérias e depois saem a campo para colher entrevistas que confirmem a tese que já estava pronta. Declarações e dados objetivos que contrariem a tese são descartados por jornalistas e editores.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ), sindicato que reúne os barões da imprensa, reclamou. Em nota, acusou a Petrobrás de tentar “intimidar jornalistas”. Classificou a iniciativa de “canhestra”. Canhestra, definitivamente, não é, basta notar o barulho que está causando. Para maior desespero da imprensa marrom, advogados especialistas em comunicação dizem que a ferramenta criada pela Petrobrás não fere nenhum princípio legal.
Em ocasiões recentes, a CUT fez algo semelhante com uma revista e dois jornais. Ao notar que as publicações queriam fazer matérias desonestas sobre a Central, e que desprezariam todo e qualquer dado que apresentássemos, decidimos exigir o envio das perguntas por escrito e a garantia que as respostas fossem publicadas na íntegra. Escrevemos cartas com essas exigências, registramos em cartório e as entregamos nas mãos da direção de redação, com protocolo. As publicações recuaram e as “reportagens” foram abortadas. Se as intenções desses veículos fossem justas, o que haveria a temer?
A CUT também tem por hábito publicar em sua página da internet a íntegra de cartas e respostas enviadas às redações, para que se possa compará-las ao que saiu nos jornais. Mas a Petrobrás, ao fazer disso uma prática diária, deu início a uma tática de enfrentamento de crise muito interessante.
Dizer que esse tipo de iniciativa fere a liberdade de imprensa é uma bobagem, uma mentira. Uma cômica contradição fica exposta quando os jornais dizem isso: por que o blog não poderia ter liberdade de expressão? Se informação é bem público, e nós acreditamos que sim, o blog Fatos e Dados atende a um direito do cidadão.
Mais que isso. Por que a grande imprensa está permanentemente livre de responsabilidade quanto a suas práticas? Expor o modo como as reportagens são feitas, de que maneira as perguntas são elaboradas e quais informações ficam de fora, não deixa de ser uma forma de controle externo.
Com certeza, esse é mais um tema para ser abordado pelo nosso V Encontro Nacional de Comunicação da CUT e pela Conferência Nacional de Comunicação.

Artur Henrique, presidente da CUT, e Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação

3 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Por trás de tudo isso está a relação da Petrobrás com as ONG´s de seus amigos e companheiros. Dizem que foram 600 milhões de reais destinados pela Petrobrás para essas ONG´s E SEM LICITAÇÃO. A imprensa está em cima. E parece que tem gente que acha que a imprensa não deve investigar, ver que dinheiro é esse? Que ONG´s são essas? Que serviços prestaram?

A Petrobrás, governada pelo petismo, parece confundir dinheiro público com interesses privados e partidários. O mesmo ocorre com o chamado Blog da Petrobrás. Ou seja, estão confundindo o nome da empresa, Petrobrás, com os interesses privados e particulares dos diretores da estatal.

Os diretores da Petrobrás têm todo o direito do mundo de fazer um Blog, o que eles não podem fazer é revestir esse Blog com ar de oficialidade.

ERick disse...

Chutar dados de forma irresponsável como vocês do PSDB fazem só tem como interesse único criar algum factóide para tentar ter algum folego para as eleições do ano que vem. Visto que o candidato de vocês esta estacionado nas pesquisas enquanto a Dilma cresce de forma constante e deverá ganhar as próximas eleições.
Apesar de não gostarem, posso já de adiantar: a Petrobras não será privatizada, pode chorar e experniar. Ela é do povo, apesar do golpe do FHC de ter vendido quase a metade da empresa o que sobrou não será vendido.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não sou do PSDB e não defendo a privatizaçaõ da Petrobrás. Acho que a Petrobrás não pode destinar - sem licitação - 600 milhões de reais a ONGS do PT. FHC não privatizou a Petrobrás, ele apenas capitalizou a empresa de acordo com as regras da sociedade anônima, que exige mais transparência na administração.