Salário da mulher é 30% menor que o do homem na América Latina


A mulher latino-americana recebe salário entre 20% e 30% menor do que o homem para desempenhar as mesmas atividades, atribulando-se também com uma dupla jornada de trabalho - as tarefas realizadas também em casa, disse nesta quinta-feira (10) à AFP a diretora regional do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), Marcela Suazo.

"A mulher está se incorporando cada vez mais ao mercado de trabalho, mas em muitos casos o nível salarial é de entre 20 a 30% menor do que do homem com igual educação e responsabilidade; algumas vezes essa diferença pode chegar a 46%", disse Suazo, que participou da X Conferência sobre a Mulher concluída na quinta 9 em Quito, Equador.


"As mulheres tendem a encontrar uma maior abertura em trabalhos de menor remuneração e em condições mais deploráveis", acrescentou a diretora do UNFPA para América Latina e o Caribe.


Suazo, que apresentou o documento "Para um novo pacto social e de gênero" na X Conferência, disse que de 1990 a 2004 cerca de 33 milhões de mulheres ingressaram no mercado de trabalho na América Latina, aumentando a taxa de participação de 39% a 45%, enquanto que a do homem se manteve em 74%.


No entanto, 16% da força de trabalho feminina na região se dedica ao serviço doméstico, que em vários países recebe remunerações inferiores ao salário mínimo e demandam mais de oito horas de trabalho.


Ela assinalou que as mulheres pobres enfrentam a necessidade de ingressar num trabalho mesmo que em condições precárias.


Também observou que, apesar do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, seu ingresso ainda está condicionado a tarefas como o cuidado de crianças, doentes e idosos.


Na América Latina 60% das razões pelas quais uma mulher demora ou deixa de ingressar no mercado de trabalho tem a ver com esses trabalhos, acrescentou.


Até 2025 a população com mais de 60 anos será de mais de 100 milhões, dos quais 32% correspondem ao México, o que significa que mais mulheres se dedicarão a trabalhos domésticos, seja de forma remunerada ou não.

Segundo Suazo, os indicadores assinalam que ainda há desigualdades na região, por isso são necessárias políticas públicas que permitam ensinar ao homem compartilhar o trabalho doméstico.

"É o momento para um novo pacto que leve em conta estas novas realidades para desenvolver políticas que respondam e ampliem as oportunidades de participação das mulheres e o exercício de seus direitos", concluiu.

Fonte: Portal do Mundo do Trabalho (www.cut.org.br)

6 comentários:

Anônimo disse...

Hi, isotretinoin price - generic accutane http://www.twincitiescheap.com/, [url=http://www.twincitiescheap.com/]buy accutane [/url]

Anônimo disse...

4, [url=http://www.benefitsofisotretinoin.net/]buy accutane online [/url] - accutane pills - accutane without prescription http://www.benefitsofisotretinoin.net/.

Anônimo disse...

4, Isotretinoin No Prescription - buy accutane http://www.benefitsofisotretinoin.net/, [url=http://www.benefitsofisotretinoin.net/]Accutane For Sale[/url]

Anônimo disse...

2, [url=http://www.ativangenericonline.com/]ativan sale [/url] - buy cheap ativan online - generic ativan http://www.ativangenericonline.com/.

Anônimo disse...

5, [url=http://www.costofeffexor.net/]Effexor For Sale[/url] - Generic Effexor - effexor without prescription http://www.costofeffexor.net/ .

Anônimo disse...

12, [url=http://www.costofklonopin.com/]Klonopin Medication[/url] - Klonopin Medication - order klonopin http://www.costofklonopin.com/ .