TRE cassa o Governador Tucano Cássio Cunha Lima

Depois de um julgamento que durou mais de oito horas, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu nesta segunda-feira, 30, por 5 votos a 1, pela cassação de mandato do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e de seu vice-governador José Lacerda Neto (DEM). A decisão manda ainda eles permanecerem inelegíveis por três anos e os obrigam a pagar uma multa de R$ 100 mil.
O advogado Marcelo Weick, que representa o PCB (autor do pedido de cassação), disse na saída do TRE que “a corte fez justiça às graves irregularidades que definiram as eleições ao Governo do Estado em 2006”.
Já Delosmar Mendonça, advogado do Governador Cássio Cunha Lima, se disse surpreso com a decisão e garantiu que vai recorrer tão logo ela seja oficialmente publicada. Antes, ele vai apresentar alguns “embargos de declaração” com a tentativa de mudar o que foi decidido. Ele garantiu ainda que o Governador deve permanecer no cargo até que o TSE se posicione.
O julgamento começou exatamente às 14h37, e antes de discutir o mérito da questão, a corte teve ainda que votar duas preliminares impostas pelos advogados do Governador. Derrubadas as preliminares, o relator Carlos Eduardo Lisboa iniciou a ler o seu voto.

Logo após a decisão final do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o senador José Maranhão deu uma entrevista a jornalistas que estavam em frente de sua casa, no Altiplano Cabo Branco. Ele disse que o TRE fez justiça e que está muito feliz com o “largo placar”. Ele declarou, contudo, “que vai esperar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral antes de assumir o Governo do Estado da Paraíba”.

Nenhum comentário: