Insegurança Pública: o novo jeito de desgovernar no RS

Nesta sexta-feira que passou, tive a oportunidade de vivenciar o tal “novo jeito de governar” na segurança pública do Rio Grande do Sul. Estava indo para a reitoria da UFRGS para a abertura do Encontro Estadual da Juventude Negra, quando o ônibus que me transportava, já quase que ao lado da reitoria é abordado pela política. Todos os passageiros foram obrigados a descerem do veículo para serem revistados pelos PMs, a maneira, descriteriosa que os policiais abordaram aos passageiros me chamou atenção. Se criou um verdadeiro clima de intimidação, tendo bolsas de trabalhadores sendo revistada de maneira exagerada e criando um clima de verdadeira insegurança aos presente. Me pergunto, de que vale este tipo de ação que apenas serve para intimidar a população e criar uma falsa imagem de eficiência e trabalho na segurança? Ainda mais quando na prática temos visto os indicies de violência urbana apenas aumentarem no estado, o que demonstra a ineficiência desta política de holofotes adotada pelo Governo Yeda.
Até quando isso vai seguir assim? Será que teremos de aguentar este tratamento intimidador da policia junto a população? O “sentimento” de insegurança gerado na população só irá aumentar com essas medidas, afinal, esta linha de ação da Secretária de Segurança, que visa apenas criar números ficticios para a imprensa e não a solução real dos problemas tende, se mantida esta política, a criar problemas reais da população junto ao aparato de segurança, principalmente ao tratar a todos como possíveis suspeitos, se criará uma lógica cada vez mais paranóica sobre como lidar com estes temas. Os resultados podem ser ainda mais trágicos.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

O blog DESABAFO PAÍS vem batendo recorde de visitas depois que começou a falar sobre o suposto GOLPE que LULA poderá sofrer: Desde o final de 2002, a Mídia Conservadora e os partidos de Direita (PSDB, PFL, PPS e Cia.) vem tramando a queda do presidente Lula. Vamos relatar no blog, o que alguns jornalistas independentes descobriram a respeito do Golpe. Se você (como eu) é obrigado a ler a mídia conservadora (e golpista), o único antídoto é ler a mídia estrangeira e saber de toda trama contra o presidente metalúrgico. Quem são os jornalistas empenhados em instaurar o terror no País - A legião de colaboradores do Golpe de Estado se divide em três frentes diferentes na mídia: 1) Jornalistas da grande imprensa; 2) Blogueiros e articulistas "independentes"; 3) Formadores de opinião (analistas políticos, artistas, etc...). Você quer saber mais, acesse: http://desabafopais.blogspot.com. Matérias bombásticas. Um abraço, Daniel Pearl.