Venezuela avança na superação do neoliberalismo


Esta semana tomou posse o novo governo venezuelano, liderado por Hugo Chavez, após uma vitória de mais de 60% dos votos. Em seu discursso de posse, no último dia 08, dá sinais do que se apresenta no horizonte do futuro governo. Apontando para uma série de medidas para aprofundar a superação do neoliberalismo e a construção do que Chavez tem denominado "o socialismo para o século XXI".
São medidadas importantes, que vão desde a nacionalização de setores estratégicos para o país, como os setores elétrico e telefônico, indo para medidas de caráter mais simbólico, como uma profunda reforma da Constituição, para criar a "República Socialista da Venezuela" e substituir assim o nome oficial de "República Bolivariana da Venezuela", adotado na Constituição de 1999.
Ações de caráter eminentemente popular que devem dar um impeto ainda maior no processo de superação das desigualdes e de construção de uma sociedade de outro tipo. Acho que não deve-se esperar um processo de soluções "mágicas",como muitas vezes alguns setores da esquerda costumam a esperar de processos similares. Contradições, recuos e erros são possíveis e até mesmo compreensíveis, se levarmos em conta o tamanho das tarefas que se apresentam. Mas os primeiros passos estão sendo dados, o que ja é formidável.

Nenhum comentário: