Brasileiros identificam que mídia representa os donos e os que tem mais dinheiro


Mídia e capital: pesquisa da Fundação Perseu Abramo revela que a maioria da população identifica que a mídia defende os interesses dos donos e dos ricos.

A pesquisa “Democratização da mídia”, realizada pelo Núcleo de Estudos e Opinião Pública (Neop) da Fundação Perseu Abramo (FPA), apresentada na última sexta-feira, 16, em São Paulo, traz uma série de dados importantes a respeito de como os brasileiros se relacional e qual sua percepção sobre a mídia.

A maioria dos entrevistados afirmou que a TV costuma dar mais espaço para os empresários (61%) que para os trabalhadores (18%), considera que o noticiário veiculado é quase só de São Paulo e Rio de Janeiro (44%), e acredita que oferece uma programação para crianças e adolescentes que é antes negativa (39%) que positiva (27%) para sua formação



A Internet vem ganhando a preferência da população como veículo para se informar sobre a cidade, o Brasil e o mundo. Apesar de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de informação, na soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes sociais virtuais, a Internet ultrapassa o impresso.

De acordo com o estudo, realizado entre 20 de abril e 6 de maio deste ano, que ouviu 2.400 pessoas acima dos 16 anos, que vivem em áreas urbanas e rurais de 120 municípios distribuídos nas cinco regiões do Brasil, 82% assistem diariamente a TV aberta, mas quase a metade (43%) disse não se reconhecer na programação difundida pelo veículo e 25% se veem retratados negativamente, contra 32% positivamente.

Confira abaixo alguns dos dados revelados pela pesquisa:






Cartum: Latuff

Informações: Fundação Perseu Abramo
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