Estranhas criaturas habitam os subterrâneos da internet. Criaturas que usam a internet como uma espécie de refúgio para dar vazão a todo o tipo de sociopatia e transtornos psíquicos. Muitos o fazem na esperança de encontrar audiência para as suas ideias e com isso difundir - ainda que residualmente - junto a outras pessoas suscetíveis a elas.
São "criaturas virtuais" porque seus discursos não guardam, necessariamente, nenhuma relação com o "mundo real" e tampouco conseguem influenciar qualquer coisa para além de um pequeno grupo de pessoas no ambiente virtual, sem consequência alguma no mundo real das pessoas.
No Facebook me deparei com uma dessas curiosas "criaturas virtuais". Através de um vídeo, buscava "alertar" os internautas para uma tentativa, em curso pelo PT, de "preparar um golpe comunista contra os brasileiros" (Sic).
No vídeo, os argumentos delirantes são enfileirados, sem nenhum dado concreto sobre o tal "golpe do PT", que segundo ele, acabaria com a democracia. A solução proposta é uma bela demonstração dessa esquizofrenia delirante presente em muitas destas "criaturas virtuais": para salvar a democracia, acaba-se com a democracia através de um golpe para "derrubar o PT"!
Numa tentativa de entender da onde partiu esse raciocínio e buscar alguma plausibilidade para seus argumentos, este blogueiro chegou a seguinte conclusão: o lunático deve ter encontrado o evento no Facebook "Golpe Comunista 2014 no Brasil! Os reaçinha Piram!", onde ao se deparar com as mais de 70 mil pessoas confirmadas no evento entrou em pânico!
Será que adiantaria avisar o sujeito que tudo não passa de uma bem bolada sátira? Tenho minhas dúvidas...
2 comentários:
Exatamente por isso que vivemos tempos interessantes, como diria Hobsbawm; os extremistas e suas paranóias. A esquerda sempre achando que vai haver um golpe contra seus governos e a direita ainda nas cantilenas da ameaça comunista. O fato é que não existe clima para nada disso.
a única coisa não virtual nisso tudo é o ódio e o anti-petismo...Pelo menos prova que o único partido que existe no Brasil é o PT, por que é antipeemdebista ou antidemista, etc
Postar um comentário