Revolução Cubana: 60 anos do assalto ao Quartel Moncada


26 de julho em 1953. Nesta data, o jovem Fidel Castro, seu irmão Raul Castro e outros revolucionários, realizaram uma audaciosa ação: o assalto aos quartéis Moncada, em Santiago de cuba, e Calos Manuel de céspedes, em Bayamo.

O movimento, liderado por Fidel Castro, foi o embrião da Revolução Cubana de 1959 e de todas as revoluções de esquerda que se espalharam nas duas décadas seguintes pela América Latina e pelo mundo.

Cuba não é livre de contradições, a esquerda cubana deverá passar por uma necessária renovação. As dificuldades geradas pelo brutal embargo econômico imposto pelos EUA, no entanto, não podem ser desprezadas quando analisamos Cuba. 

São 60 anos de uma heroica resistência do povo cubano

Abaixo seguem fotos que registram este momento histórico em Cuba.


Fidel entre os companheiros na preparação para o ataque ao Quartel Moncada

Fidel Castro em 1953


Entrada do Quartel Moncada, em Santiago de Cuba. O Moncada, atualmente foi convertido em Cidade Escolar 26 de julho.


Membros do Exército de Fulgêncio Batista correm após o ataque.


O então presidente Fulgêncio Batista inspeciona armas e munições apreendidas em Havana e supostamente ligadas à revolta liderada por Fidel. O governo cubano comemora nesta sexta-feira o 60º aniversário do assalto ao quartel Moncada, considerado o início da revolução no país. Em 26 de julho de 1953, o quartel, que fica em Santiago de Cuba, foi alvo da primeira, e fracassada, ação armada de Fidel Castro contra o ditador Fulgencio Bastista


Preso, Fidel posa com os companheiros após serem detidos pelos soldados da ditadura de Fulgencio Batista.


Após o ataque, Fidel Castro (segundo à dir.) presta depoimento ao chefe do quartel.
"A História me absolverá", disse Fidel Castro em sua defesa. Foi condenado e, dois anos depois, anistiado e exilado no México. Em 1956, retornou a Cuba com Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raúl Castro, dando início à Revolução Cubana.

Fotos: AFP

Foto: Raul Corrales
Poucos anos depois, o que para alguns seria uma ação fracassada, "germinou" em uma vitoriosa revolução em 1959, quando a ditadura de Fulgencio Batista foi derruba, dando início a profundas transformações em Cuba após a revolução.
.

Nenhum comentário: