A Guerrilha de Caparaó
Não mais de vinte homens, quase todos ex-militares, formaram a Guerrilha de Caparaó, ocorrida entre fins de 1966 e início de 1967, provavelmente o primeiro movimento no país de resistência armada à ditadura.
Dois anos depois do golpe de 1964, apoiados por Leonel Brizola, então exilado no Uruguai, tentaram estabelecer um foco na serra do Caparaó, na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais. Uma tentativa de recriar, no Brasil, uma Sierra Maestra, uma guerrilha como a cubana, que a partir de um pequeno grupo bem articulado promoveu uma revolução.
Caparaó seria a primeira guerrilha do Brasil, mas uma série de fatos transformou numa das mais frustrantes tentativas da nossa história.
Em 2003 o diretor Flávio Frederico realizava um documentário sobre a Serra da Mantiqueira e descobriu que o final da serra era considerado o maciço do Caparaó. A partir de então o diretor passou a pesquisar a Guerrilha do Caparaó, a qual conhecia apenas de nome, mas encontrou pouquíssimo material sobre o assunto em livros e jornais. Foi então que decidiu por realizar um documentário sobre o tema.
Durante a pesquisa foram encontrados documentos inéditos e confidenciais nos antigos arquivos do DOPS
em São Paulo e no Rio de Janeiro, fotos e matérias de jornais nos Arquivos Públicos do Estado de São Paulo e da Cidade do Rio de Janeiro e imagens inéditas das operações em Caparaó, no arquivo da extinta TV Tupi alocado e recuperado pela Cinemateca Brasileira.
Captado em vídeo digital e 16mm., as filmagens ocorreram entre junho de 2003 e maio de 2005, nas cidades de Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz, Vitória, Manhuaçu, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Pão de Açúcar e Londrina.
Abaixo o documentário na íntegra:
.
2leep.com
Postado por
ERick
em
7/24/2013
Tags
Ditadura Militar,
Documentário,
Esquerda,
História,
Memória,
Vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que vergonha. Essa e a nossa guerrilha....rs
Postar um comentário