O Prefeito Fortunati poderia ser classificado como uma metamorfose ambulante. É um caso exemplar de como alguém muda radicalmente sua posição. Na foto acima, há cerca de 25 anos, José Fortunati estava ao lado dos ambientalistas que protestavam no Gasômetro pela defesa das árvores.
Em 2013, as coisas mudaram: agora como prefeito da cidade, Fortunati promoveu uma das maiores derrubadas de árvores da história recente da cidade. Foram cortadas 57 árvores no Parque da Harmonia e na avenida Loureiro da Silva. O corte, promovido durante a madrugada, escancara a falta de apoio popular que a derrubada destas árvores tem junto a população. Fortunati, sabedor dos grandes protestos que certamente aconteceriam caso o corte das árvores ocorresse durante o dia, optou pela calada da noite, de forma sorrateira.
É gritante a diferença na postura destes dois Fortunatis: um que 25 anos atrás estava ao lado dos ambientalistas. O atual, que se vira de costas para a população, e de maneira autoritária determina a derrubada das árvores. A desculpa da Copa do Mundo é bastante frágil, para dizer o mínimo.
Como a prefeitura opta por tomar decisões de cima para baixo, sem consultar a população, a legitimidade desta obra, e a própria necessidade dela, são amplamente questionáveis.
.
Um comentário:
Vale tudo pelo poder, até "salvar" galinhas em faixa de segurança, menos preservar árvores! Maria Hein
Postar um comentário