Faleceu Jean Henri Gaston Giraud, o quadrinista que há mais de cinquenta anos assinava suas obras como Jean Giraud, Gir ou mais popularmente conhecido pelo pseudônimo Moebius.
Moebius popularizou o gênero faroreste na França com as aventuras do seu tenente Blueberry, que assinou com o pseudônimo de “Gir”. Ganhou respeito da crítica especializada por obras seminais como A Garagem Hermética. Durante toda sua carreira colaborou em diversas revistas da França, trabalhando em diversos gêneros, sobretudo na ficção-científica, sua especialidade. Foi quando passou a assinar, enfim, como Moebius.
Um dos cartunistas mais imaginativos de todos os tempos, Moebius trazia em seus álbuns universos fantásticos, paisagens famosas por um alto nível de realismo e detalhe. Ele também desenhou a si mesmo, numa série conhecida como “Inside Moebius”. Participou ainda de produções no cinema, ajudando na criação de obras como Alien — O 8º Passageiro, de Ridley Scott, O Segredo do Abismo, de James Cameron e O Quinto Elemento, de Luc Besson. Na indústria de quadrinhos americano, ele fez algumas colaborações, sendo a mais famosa ao lado de outro mestre, Stan Lee, em uma aventura de Surfista Prateado.
Abaixo segue uma pequena amostra da arte de Moebius.
Abaixo segue uma pequena amostra da arte de Moebius.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário