Moebius RIP



Faleceu Jean Henri Gaston Giraud, o quadrinista que há mais de cinquenta anos assinava suas obras como Jean Giraud, Gir ou  mais popularmente conhecido pelo pseudônimo Moebius.


Moebius popu­la­ri­zou o gênero faro­reste na França com as aven­tu­ras do seu tenente Blueberry, que assi­nou com o pseudô­nimo de “Gir”. Ganhou res­peito da crí­tica espe­ci­a­li­zada por obras semi­nais como A Garagem Hermética. Durante toda sua car­reira cola­bo­rou em diver­sas revis­tas da França, tra­ba­lhando em diver­sos gêne­ros, sobre­tudo na ficção-científica, sua espe­ci­a­li­dade. Foi quando pas­sou a assi­nar, enfim, como Moebius.
Um dos car­tu­nis­tas mais ima­gi­na­ti­vos de todos os tem­pos, Moebius tra­zia em seus álbuns uni­ver­sos fan­tás­ti­cos, pai­sa­gens famo­sas por um alto nível de rea­lismo e deta­lhe. Ele tam­bém dese­nhou a si mesmo, numa série conhe­cida como “Inside Moebius”. Participou ainda de pro­du­ções no cinema, aju­dando na cri­a­ção de obras como Alien — O 8º Passageiro, de Ridley Scott, O Segredo do Abismo, de James Cameron e O Quinto Elemento, de Luc Besson. Na indús­tria de qua­dri­nhos ame­ri­cano, ele fez algu­mas cola­bo­ra­ções, sendo a mais famosa ao lado de outro mes­tre, Stan Lee, em uma aven­tura de Surfista Prateado.
Abaixo segue uma pequena amostra da arte de Moebius.











.

Nenhum comentário: