Câmara aprova criação da Comissão da Verdade


O Plenário da Câmara aprovou, por votação simbólica, o  Projeto de Lei 7376/10, do Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, para esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988.
A Comissão da Verdade vem atender a uma reivindicação histórica da sociedade, que a exemplo de comissões criadas em outros países, essa iniciativa deverá trazer justiça para um quadro de inúmeras injustiças que até então permaneciam insolúveis.
O golpe de 1964 que instaurou a ditadura militar foi uma ação violenta de apropriação do Estado brasileiro e impôs à sociedade um regime de terror de estado durante mais de duas décadas. Foi um dos momentos mais terríveis da história do Brasil desde o término da escravidão.
O trabalho da comissão será feito durante dois anos e deverá trazer luzes a toda uma série de crimes praticados neste período, inclusive a autoria de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres
Simbolicamente é um importante momento para a sociedade brasileira se reencontrar consigo mesma na busca da verdade e da justiça.
.

Nenhum comentário: