O custo da caçada a Bin Laden: 10 anos e 1,3 trilhões de dólares



A caçada humana mais sangrenta e cara da história chegou ao fim quando Osama Bin Laden foi morto por forças especiais dos EUA em um tiroteio noturno em Abbotabad, no Paquistão. Caçada esta que demorou 10 anos e teve um custo financeiro de mais de 1,3 trilhões de dolares.

Com uma recompensa de 50 milhões de dólares por sua cabeça, Osama vinha "brincando de esconde-esconde" com os EUA há quase uma década desde que o ex-presidente Bush declarou sua "guerra ao terror" como resposta aos ataques de 11 setembro de 2001.

A "guerra ao terror" logo tomou dimensões globais. Inicialmente focado no Afeganistão, onde Bin Laden supostamente estaria escondido, esta guerra logo se espalhou para o Iraque, e lugares distantes como o chifre da África e Filipinas.

Os EUA gastaram 1,3 trilhões de dólares até agora nesta guerra, segundo um estudo recentemente liberado pelo Congressional Research Service , um braço do Congresso dos EUA. A maior parte deste recursos, 806 bilhões ou 63% do total - foram gastos no Iraque , enquanto o Afeganistão sugou mais de 444 bilhões de dólares ou 35%. O restante foi gasto no fortalecimento das bases militares dos EUA ao redor do mundo, onde cerca de 29 bilhões de dólares foram gastos.

Os EUA Congressional Budget Office previu que o custo total da guerra iria chegar a mais 1,8 trilhões de dólares até 2021. Mesmo com o assassinato de Bin Laden, nada indica que a "guerra ao terror" chegou ao seu fim, o que leva a crer que esta astronômica previsão de gastos deverá se concretizar.

Para efeitos de comparação, com a viagem a Lua, os EUA levaram oito anos e gastaram "apenas" 170 bilhões de dólares.

Com informações de Times Of India

.

Nenhum comentário: