A miopia, a mesquinharia e o crescimento econômico



Por Cornélius Buarque

Na edição de 14/04/2011, a colunista política da Zero Hora, Rosane de Oliveira, comentou sobre a presença da filha da Presidenta na comitiva que foi à China.

Barack Obama esteve no Brasil com a esposa, duas filhas, a sogra e o cachorro e ninguém falou nada. (Veja mais aqui)

Mais impressionantes são as respostas. A "insatisfação" se dá pelo fato da filha da Presidenta pertencer à uma categoria profissional que possui o direito à licença-prêmio. Categorias profissionais, principalmente magistrados, que não possuem tal expediente promoveram uma "enxurrada" de emails para o jornal.

Este tipo de comportamento só pode ser classificado como míope.

Seria muito mais produtivo, por exemplo, se ela questioná-se qual a inserção que o Rio Grande do Sul terá com as novas possibilidades de investimento com a China que se abrem após a visita da Dilma

Ao invés de debater questões que realmente interessam, como o desenvolvimento econômico do estado, que há alguns anos enfrenta um duro período e que a colunista pouco ou nada fala.

No período 1995-2008, o RS foi o segundo estado da federação que menos cresceu (ver tabela). Apenas no período Olívio Dutra conseguimos crescer acima da média nacional. No período dos três governos conservadores (Britto, Rigotto e Yeda) crescemos menos que o país.

Na semana passada houve comemoração pelo fato de o RS retomar a condição de 4º estado exportador. Para quem já esteve em segundo...

Nenhum comentário: