Um balanço da vinda de Obama ao Brasil


O "sucesso" da vinda de Obama ao Brasil é inequívoco. Foi grande a expectativa quanto a vinda do "comandante em-chefe" da maior potência planetária ao nosso país. Eis o saldo da visita de Obama:

- Durante o almoço com a presidenta Dilma, sem maiores delongas, autorizou a guerra contra a Líbia, a despeito da posição brasileira contrária ao uso da força. Eleito com um discurso de reversão da política belicista  do seu antecessor, chega a ser irônico (para dizer o mínimo) que Obama inicie mais uma guerra dando as ordens de ataque em pleno território brasileiro.

- A política militarista dos EUA tiveram justificados protestos no Rio enfrente a embaixada americana. No entanto, a despeito das práticas brasileiras de valorizar o direito de manifestação e opinião, o protesto acarretou em 13 prisões arbitrárias. Entre os presos estava a "Vovó Tricolor", conhecida torcedora do Fluminense que participava da manifestação:


Certamente a Vovó Tricolor (na foto acima) representava um grande risco para a integridade física do presidente Obama.

- A propalada ampliação das relações comerciais entre EUA-Brasil acabou virando apenas mais uma peça de retórica. Sem a presença do Ministro da Indústria dos EUA, sem poder se comprometer com a remoção das abusivas barreiras comerciais imposta aos produtos brasileiros, acabou tendo pouco (ou nenhum) efeito prático no campo do comércio entre as duas nações.

- Na "visita" de Obama a Cidade de Deus, o esquema de segurança montado foi tão agressivo que gerou indignação entre moradores. Ao ponto do rapper MV Bill e sua organização, o CUFA, se retirarem do evento e repudiararem o esquema montado pelos americanos.

- Durante o encontro da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, o forte esquema de segurança dos EUA não poupou ninguém com uma revista agressiva de forma indiscriminada, ignorando acordo firmado anteriormente com a Casa Branca. Diversos ministros (Aloysio Mercadante, Fernando Pimentel, Edson Lobão etc) se revoltaram com tamanho constrangimento a ponto de se retirarem da cúpula sem assistir ao discurso de Obama.

Para uma visita que tinha o objetivo de tentar reaproximar, ou melhor, regressar aos tempos de submissão brasileira ao interesses estadunidenses, as expectativas se frustraram. Sob diferentes aspectos, a vinda de Obama para o Brasil é similar ao que está sendo o seu governo para os americanos: um fracasso total!

Nenhum comentário: