A despedida de Lula



O último dia de Luis Inácio Lula da Silva como Presidente não poderia ser diferente: emocionante!
O Presidente que seguramente se tornou um dos maiores ícones da história brasileira, se despede ostentando índices de popularidade inéditos. Certamente não foi um governo perfeito, houveram algumas dificuldades, muitas delas herdadas de uma longa trajetória de governos autoritários e anti-populares, outras, no entanto, que foram frutos das próprias contradições e desacertos do governo.
Não pretendo aqui enumerar todos os avanços e conquistas atingidas ao longo dos oito anos do Governo Lula, mas é inegável que, em seu conjunto, o balanço do Governo Lula é amplamente favorável e promoveram importantes avanços no país.
Voltando ao último dia de Lula como Presidente, dia este simbólico para a história do Brasil, dia em que a primeira mulher eleita presidenta seria empossada. 
Na cerimônia de posse da Presidenta Dilma, após passar a faixa presidencial, Lula "quebrou" o protocolo e foi aos braços do povo que acompanhava  a posse.
A imagem acima é auto-explicativa. Nunca um mandatário do poder central no país teve uma sinergia tão grande com o povo. Oriundo do povo, o torneiro mecânico que ajudou a mudar a cara do país se despediu da Presidência da República, mas não da militância política.
Certamente o Lula pós-presidência terá um importante papel político no Brasil e no mundo. Com a legitimidade que construiu ao longo de sua trajetória, será decisivo para aprofundar as mudanças iniciadas em seu governo.
Fica aqui, companheiro Lula, o nosso até breve!

Nenhum comentário: