Gilmar Mendes suspende lei da Ficha Limpa para Heráclito Fortes (DEM)
Que a famosa lei da "Ficha Limpa" é, em essência frágil e com forte componente demagógico, não restam dúvidas. O pouco efeito "positivo" que ele poderia ter acaba de ser solapado pelo sempre zeloso ministro do STF Gilmar Mendes, que acaba de dar o famoso "jeitinho" para livrar o pescoço do senador Heráclito Fortes do DEM do Piauí.
O senador Heráclito foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí por "conduta lesiva ao patrimônio público" o que, para o nobre ministro Gilmar Mendes não passa de um "detalhe". Curioso neste caso é que o candidato a vice do Serra, o deputado Índio, do DEM do RJ, se apresenta como o "grande defensor" do Ficha Limpa e é justamente um dos principais quadros políticos do DEM que se utiliza de um mecanismo jurídico para boatar o Ficha Limpa a bancarrota.
Ironias da vida!
Abaixo segue a materá publicada na Folha de SP:
"O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu nesta quinta-feira a aplicação da lei da Ficha Limpa para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).
O senador, que tentará a reeleição, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí por conduta lesiva ao patrimônio público. A nova lei impede a candidatura de políticos que foram condenados por um colegiado (quando há mais de um juiz).
Após a sua condenação, Fortes entrou com um recurso suspensivo no STF. A ação começou a ser julgada em novembro do ano passado pela 2ª Turma, mas foi interrompida por pedido de vista do ministro Cezar Peluso.
Gilmar Mendes justificou a suspensão da Ficha Limpa ao dizer que o recurso não poderá mais ser julgado antes do prazo de registro das candidaturas. A próxima sessão da 2ª Turma será apenas em agosto."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário