Campanha #DiaSemGlobo agita o Twitter


A polêmica entre a Globo e o Dunga está longe de terminar e já está gerando alguns bons frutos. Se após a contenda do Dunga com o jornalista da Globo houve, de um lado, uma reação corporativa dos jornalistas dos grandes veículos de comunicação em sair em defesa do repórter da Globo, com a torcida a reação já foi bem diferente.
Após a grande repercussão que a campanha no Twitter do "Cala a Boca Galvão" teve, o jornalista escalado para defender a Globo contra Dunga, Tadeu Schimidt, recebeu o mesmo tratamento e teve uma onda de manifestações contrárias dos internautas.

Agora, em uma prova das potencialidades que a internet tem como um novo (e diferente) espaço de ativismo, se iniciou a campanha "Dia Sem Globo". Onde se está convocando um boicote a emissora Globo para sexta-feira (25/06) durante a transmissão do jogo da seleção.

A campanha tem tomado corpo e já está figurando, por dois dias seguidos, como um dos tópicos mais comentados da rede social no Brasil. Ainda que tenhamos de reconhecer os limites desta ação, afinal, sabemos do poder da Globo e da fragilidade que a sua concorrência tem, é uma importante iniciativa. Demonstra que, a contrário de outros tempos em que o poder da TV (e da Globo em particular) era monolítico, agora existe uma verdadeira potencialidade de resistência e de disseminação de informações alternativas (este blog é uma prova disso).



A "turma da mídia empresarial" já percebe o perigo que está colocado a sua hegêmonia, prova disso é a reação deles que, além da revista Veja que saiu em socorro, a Folha de SP em texto escrito por Fernando de Barros, em defesa da Rede Globo diz textualmente " (...) Na blogosfera, militantes do PT e da candidatura Dilma Rousseff transformaram o técnico em herói da resistência antiglobal. Espalhou-se na rede um subdunguismo eleitoral. Soa como um sintoma -como dizer?- de fascismo democrático..."
Demonstrando que, para além da paranóia do articulista da Folha, a resistência está surtindo efeitos e importantes mudanças poderão ocorrer desde baixo.



Nenhum comentário: