James Madison: “Não há governo democrático sem uma imprensa controlada pelo povo”


Leitura recomendadíssima, Fábio Konder Comparato escreve o prefácio do novo livro de Venício Lima, “Liberdade de expressão vs. liberdade de imprensa – Direito à comunicação e democracia”, Editora Publisher Brasil, São Paulo, 2010. Onde faz uma leitura coerente e precisa sobre o papel da mídia na sociedade brasileira contempôranea. Além de trazer propostas de superação dos atuais impasses, bem como de suas raízes e evolução. Pode acessar aqui o texto na íntegra na Carta Maior, abaixo um trecho que símboliza bem a atual "farsa trágica" de nossa mídia:


Quando da independência dos Estados Unidos, James Madison, um dos seus Pais Fundadores, afirmou que um governo democrático (a government by the people), sem uma imprensa controlada pelo povo (a popular press), seria um prelúdio à farsa, à tragédia, ou a ambas as coisas.

No Brasil, a criação do oligopólio empresarial dos meios de comunicação de massa durante o regime militar (1964 a 1985) logrou, de fato, unir a farsa à tragédia. Não foi por outra razão que esse amálgama monstruoso mereceu de um jornal de São Paulo a leviana qualificação de ditabranda.

Nenhum comentário: