Que o futebol brasileiro foi submetido aos interesses da Rede Globo e suas afiliadas é uma triste realidade que a tempos todos os torcedores tem de conviver.Este ano o campeonato gaúcho, popularmente chamado de Gauchão, tem sentido na pele as dificuldades impostas pela sanha desenfreada das emissoras em ajustar o futebol aos seus interesses, independente da qualidade do "espetáculo" a ser exibido ou aos apelos dos torcedores.
O Rio Grande do Sul nas últimas semanas tem registrado ondas de calor que "nunca antes na história desse estado" havia ocorrido. Independente disso, a RBS, detentora dos direitos de transmissão das partidas, e mais preocupada em ajustar a exibição dos jogos a grade da programação, tem marcado os jogos em horários exdrúxulos: 11h, 16h30m, 17h.
Na última quarta-feira, quando o Grêmio entrou em campo no estádio Olímpico para uma partida contra o São Luiz de Ijuí, o calor chegou a impressionante marca de 41ºc. Clima impraticável para uma boa partida de futebol e pior ainda para o torcedor.
A coisa está tão absurda que nem mesmo os funcionários da RBS tem se safado, como mostra o vídeo abaixo onde o comentarista Batista sofre um desmaio ao vivo durante a exibição de uma partida na TVCom.
O Correio do Povo de hoje noticia que o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS entrou com uma ação contra a Federação Gaúcha de Futebol com a intenção de alterar os horários das partidas. A resposta do presidente da Federação, Francisco Noveletto, foi bastante elucidativa sobre quem realmente está mandando no futebol gaúcho "A FGF não determina o horário dos jogos. Isso quem faz é a emissora de TV detentora dos direitos de transmissão. Todos os clubes assinaram contrato com a TV".
Desta forma, pelo visto, teremos que suportar partidas com estádios vazios, onde o torcedor foge do calor e partidas com baixo nível técnico, por conta exclusivamente dos interesses imediatistas da RBS.
2 comentários:
E a quem interessa um jogo às 17:00 hs de uma quarta-feira? É ruim para o torcedor que quer ir ao estádio e não pode e igualmente ruim para quem comprou o jogo por pay-per-view. E pior ainda para os anunciantes da TV. Neste horário, a maioria das pessoas está trabalhando! É muita burrice!
O problema é que o jogo do Grêmio não poderia colidir com o horário da Malhação. Só pode ser isso!
Postar um comentário