ME gaúcho funda UEE Livre

O encontro realizado nos dias 9 e 10 de outubro organizou a UEE Livre RS. Essa entidade vem ocupar o vácuo deixado por mais de 15 anos de congressos antidemocráticos que retiraram a legitimidade da UEE/RS. Entre as principais pautas de luta da nova entidade está o "Fora Yeda".

Delegação da Kizomba no congresso da UEE - Livre RS

Vinte e três universidade gaúchas realizaram nos dias 9 e 10 de outubro, em Porto Alegre, na Faculdade de Economia da UFRGS o congresso de organização da UEE Livre RS. A UEE Livre RS tem o objetivo de ocupar o espaço deixado pela UEE/RS que há mais de 15 anos não realiza um congresso democrático e transparente. O movimento de organização da UEE Livre RS inciou em 19 de abril desse ano quando 13 DCE organizaram um Conselho Estadual de Entidades Gerais e definiram o regimento do congresso. A partir daí iniciou-se o processo de escolha dos delegados que seriam os mesmos que participariam do Congresso da UNE, em junho.

O encontro dos dias 9 e 10 de outubro, que contou com a presença do Presidente da UNE, Augusto Chagas e do Vice presidente, Tiago Ventura, fez uma ampla discussão sobre o movimento estudantil gaúcho e a necessidade de organizar lutas em conjunto dos estudantes gaúchos. Entre as propostas aprovadas estão o engajamento à campanha da UNE "50% Fundo Social do Pré-sal para a Educação", a luta contra a corrupção no estado e a defesa do "Fora Yeda". O congresso também definiu o estatuto da nova entidade e elegeu sua diretoria.

Na discussão organizativa a nova entidade terá uma diretoria de 21 membros (sendo 4 deles da Kizomba), um conselho fiscal, um conselho editorial. Sua diretoria deve ter, no mínimo 30% de mulheres. Também ficou definido que o congresso de 2011 será estatuinte, ou seja, poderá modificar o estatuto da nova entidade. Para essa gestão que se inicia foi definido, também, que ela terá dois coordenadores gerais ao invés de um presidente.

As coordenações gerais ficarão a cargo do DCE da Universidade de Caxias do Sul, UCS, e do DCE da Universidade de Cruz Alta, Unicruz. O representante da UCS na coordenação da UEE Livre RS, Henrique Porto Lusa explica que a primeira ação da entidade será na votação do parecer do impeachment da governador Yeda, no próximo dia 20. "Nossa primeira ação é o 'Fora Yeda', para além disso vamos fazer um debate nas universidades de um projeto alternativo para o RS", afirma Henrique. Esse projeto será finalizado em um Conselho Estadual de Entidades de Base, encontro que reune os diretórios e centros acadêmicos, no início do próximo semestre.

Henrique nos conta que para além da pauta política o objetivo da entidade é organizar o II Cio da Terra. A primeira edição do evento, organizado pela UEE, foi em 1982 e congregou música, arte, cultura, cinema, debates em um grande acampamento realizado nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.

A participação da Kizomba na reorganização da UEE foi fundamental. "Fomos os principais mobilizadores e articuladores desse movimento, muito do que entendemos de funcionamento do movimento estudantil está incorporado nessa entidade. Agora basta colocar em prática a nossa nova cultura política", relata Henrique.


Site Kizomba

Nenhum comentário: