O duelo que descambou em um bate-boca entre Pedro Simon, Fernando Collor e Renan Calheiros, ontem no Senado, ganhou grande destaque na grande mídia nacional.
Teve cenas pitorescas, como a “fúria” do Collor contra Simon, onde este chamou o Senador gaúcho de “Parlapatão”. Muita gente teve de correr ao dicionário para entender o ataque do Collor.
Mas tirando toda a já conhecida verborragia do Simon, sempre um grande orador, eloqüente em suas defesas pela “ética pública”, mas que sempre se silencia quando se trata da Governadora Yeda ou do Dep. Eliseu Padilha, seus aliados de primeira hora.
O que realmente merece uma atenção maior são os ataques deferidos por Renan.
O blog do Noblat reproduz as notas taquigráficas do bate-boca, onde Calheiros levanta insinuações sobre a participação de Simon em um polêmico episódio de importação de carne da região de Chernobyl durante a presidência de José Sarney (quando Simon foi ministro da Agricultura e, depois, governador do RS). Além disso, Calheiros fustiga Simon repetidas vezes com uma pergunta: “V. Exª conhece a Por do Sol?”. Simon preferiu ater-se ao episódio da importação de carne, dizendo que Calheiros estava mal informado. Sobre a “Por do Sol”, limitou-se a responder: “É impressionante, é impressionante!”.
Aguardemos que esta não seja mais uma pergunta sem resposta, como tantas que já temos por esses pampas, tão envoltos em uma zona turva de suspeitas graves de corrupção deste grupo que dirige o Palácio Piratini.
9 comentários:
Não gosto do Simon, não votei nele. Mas nunca na vida imaginei um dia encontrar nos blogs de uma certa esquerda uma defesa em favor de Collor, Calheiros, Sarney e tudo o que há de mais podre na política brasileira. Isso demonstra o que o governo do PT está fazendo para evitar de que se abra a caixa preta da Petrobrás...
A que ponto se chega. Francamente.
Quem elegeu o Sarney a presidência do Senado não foi o PT. O PT tinha candidato próprio, o Tião Viana, quem elegeu o Sarney lá é justamente o partido do próprio Simon: o PMDB, com o apoio de toda a direitalha.
O ônus do Sarney é de vocês e não nosso. Quem inventou ele foram vocês para supostamente "derrotar o governo" no Senado. Agora, a culpa é do Governo.
É um verdadeiro malabarismo político.
Não interessa quem elegeu Sarney. Quem elegeu Sarney é a mesma politicagem de sempre que o PT -- que prometeu um Brasil decente -- tanto criticou e agora faz coro com o Brasil mais atrasado, corrupto e feudal. Você fala em você, como se eu tivesse algo a ver com o Sarney. Eu não tenho partido político, não votei no Simon, não votei na Yeda no primeiro turno, quero apenas um Brasil melhor e mais justo e está de mãos dadas e fechado com o Collor, o Calheiros e o Sarney. Isso não tem explicação... E é bom, muito bom que o povo brasileiro seja testemunha disso.
Para variar, é no mínimo confusa essa tua lógica de raciocinio. Tu se diz contra os "políticos atrasados", mas só que tu sabe fazer é atacar o PT, o Lula e a esquerda.
E muito raramente alguma critica pontual sobre algum tema de menor relevância vinda da "direita moderna", como os tucanos e cia.
Até aí tudo bem, todos e todas tem o direito de ser de direita. O problema é não se reconhecer como tal.
Ou pior, fazer de conta que não é de direita para "enganar a torcida", com um forte traço de oportunismo.
Mas enfim, na certa isso também deve ser culpa do PT...
Eu ataco o PT exatamente porque ele é uma mistura de um esquerdismo sedentário com uma direita reacionária e arcaica. Eu não acredito em direita e nem esquerda. Não acredito em ideologias, não acredito em religiões, mas em gestão competente de estado, porque existe sim interesses convergentes de inclusão social e de melhoria de qualidade de vida para a grande maioria da população. Critiquei o governo FHC por ter feito aliança com o Brasil feudal e critico o governo do PT por fazer esse mesmo tipo de aliança. Se o Brasil quer mudar, tem que eliminar da vida política o ranço do Collor, do Sarney e do Calheiros.Eles não tem interesse num Brasil melhor e possível.
Não defendo. jamais defenderei Sarney, Renan ou Collor. Mas também não vou compactuar com a direita e o PIG que quer derrubar Sarney para atrapalhar o governo com o objetivo de eleger Serra em 2010.
ora de que adianata tirar Sarney se não mudar o Senado. ele neste momento é o boi de piranha. outros 3 ex presidentes do senado foram tirados em crises anteriores e nada mudou por lá.
Não façam discurso fácil!
Lula é o melhro presidente que o Ja teve, infelimente não temos um reforma política que garanta ninguém governar sem fazer composição para ter a maioria no parlamento.
Quem ataca Lula o faz por que tem um lado, voltado para direita. e o resto é discuso. Como do nobre Simon que ataca Sarney e defende Yeda... Coerência?
Aí devo dizer que Collor e Renan disseram para Simon o que sempre desejei dizer.
"Carlos Eduardo da Maia disse...
"...Eu não acredito em direita e nem esquerda. Não acredito em ideologias, não acredito em religiões, mas..."
hehehe...Ai ai..Ri aqui.. Se o pseudo-sábio Carlos diz não crer em ideologias, como ele ataca determinados fatos e defende outros? Coitado... NÃO existe ser humano que não acredita em nada...A não ser que seja um amontoado de esterco... Será que é?
"...aliança com o Brasil feudal e critico o governo do PT por fazer esse mesmo tipo de aliança..."
Novamente..Ri... Alguém me apresenta esse novo país, partido ou estado... A não, acho que esse tal de "Brasil feudal" deve ser um dos amigos imaginários que ele tem.. É..Ele tem bons amigos imaginários e todos concordam com ele e são do mundo conhecido por: A estrela amarela é do mau e o tucaninho e bonzinho!
Alguns podem me chamar de louco , de pessimista talvez , mas eu acho que , em decorrência dos últimos acontecimentos na casa da mãe Joana , o Brasil ainda tem saída , para mim a saída mais viável é a do Aeroporto , com passagem só ida ...
O Simon tem muito a explicar,o porque o da sua defesa da governadora Ieda aqui no sul,envolvida no escandalo do DETRAN,a relação do seu filho com a por do sol,o cargo que o mesmo ocupava no governo tucano.
Postar um comentário