
Estes Jogos celebram os 30 anos das reformas impulsionadas em 1978 por Deng Xiaoping que permitiram o milagre econômico e o renascimento da China. é que os seus triunfos impressionam. O PIB chinês duplica a cada oito anos e, em 2008, o seu crescimento pode ultrapassar os 11%. Mas esse milagre tem vários lados ocultos. Mas esse milagre tem vários lados ocultos. Em primeiro lugar, as graves violações em matéria de direitos humanos, que contradizem os valores do olimpismo. Por exemplo, a China leva a cabo mais de 7.000 execuções capitais por ano, ou seja, 80% de todas as penas de morte aplicadas no mundo. Além disso, a estabilidade deste colosso vê-se ameaçada por outros perigos: uma previsível quebra bolsista, uma inflação desmedida, um desastre ecológico e motins sociais que se estão multiplicando.
A análise é de Ignácio Ramonet, que você pode acessar na íntegra
aqui.
2 comentários:
Voc~es sabia que a Alemanha Nazist nas Olímpiadas de 1936 ganhou 89 medalhas? A mesma quantidade de suas principais rivais (Inglaterra, França e EUA) J U N T A S ! !
A prova da função politica que potencias imperialistas dão pra as olimpiadas, e a China, guardada as suas enumeras diferenças, se utilizou do mesmo expediente.
Postar um comentário