As regiões do país com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) receberão a partir deste ano os principais programas do governo federal de forma integrada. A iniciativa, denominada Territórios da Cidadania, reunirá 135 ações de 19 ministérios que pretendem atender em 2008 cerca de mil municípios brasileiros. O programa de integração das ações do governo, com investimento previsto de R$ 11,3 bilhões, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o programa Territórios da Cidadania vai ampliar as possibilidades de inclusão social e econômica de milhões de brasileiros que vivem nos municípios mais pobres do país.
Por esse motivo, de acordo com o presidente, o novo programa não irá substituir o Bolsa Família, mas servir como complemento das ações do governo voltadas para a redução das desigualdades.
“Eu não tenho pressa de acabar com o Bolsa Família. O Bolsa Família vai acabar no dia em que a sociedade brasileira conseguir construir as políticas de distribuição de renda, para que não precise mais da política do governo”, disse Lula.
Ainda numa referência ao Bolsa Família, Lula disse que os novo programa será o segundo passo para acabar com a pobreza no país.
O presidente lembrou que, em muitos lugares do país, principalmente naqueles distantes de áreas urbanas, ainda existem pessoas que não são beneficiadas com o Bolsa Família. “Espero que o Territórios faça essa complementação e que essa gente tenha mais espaço neste País”, disse.
Lula disse que, como o programa envolve 19 ministérios, os ministros terão de viajar muito, e incentivou que todos eles se dirijam aos locais atingidos pelo Territórios da Cidadania.
Um comentário:
E a oposição acha que é tudo com fins eleitoreiros. Quer barrar o que puder no TSE com essa desculpa.
Resumindo, para os tucanos depenados e demos melhorar a vida do cidadão com recursos do Estado não é permitido, é ilegal. Cabe ao Presidente nada fazer, ao estilo FHC para que não pareça que "quer ganhar eleição".
Um raciocinio de uma logica estúpida!
Postar um comentário