Dia da Consciência Negra será de mobilização

Neste dia 20 de Novembro é comemorado, em todo o país, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em 1978 por entidades e organizações como sendo a que representa a luta do negro contra a discriminação racial e por direitos iguais no país, em contraposição ao 13 de Maio, dia em que foi abolida a escravidão, mas os negros não receberam nenhum tipo de reparação ou pagamento.

Isso porque no dia 20 de Novembro o Quilombo dos Palmares, maior símbolo de resistência negra, foi destruído pelo governo imperial em 1694. Um ano depois foi morto Zumbi dos Palmares, líder do quilombo.

A militante Leni Souza, do Movimento Negro Unificado (MNU), defende a expansão das políticas sociais, como as cotas raciais, e a criação medidas de específicas para a melhoria na saúde da população negra. No entanto, ela avalia que existem outros tipos de reparações a serem feitas.

"A reparação é tudo aquilo que o Estado nos deve. Condições de trabalho, habitação, educação. E essas políticas públicas estão vindo nos antecedendo no processo de reparação. Na saúde, por exemplo, temos buscado a reparação e as políticas públicas para o povo. Porque o governo, quando diminui a atenção básica de saúde, é o povo negro que sofre diretamente as condições", diz.

Cerca de 260 municípios brasileiros já decretaram feriado nacional nesse dia. O Movimento Negro agora tenta tornar o dia feriado nacional. Diversas manifestações estão programadas para ocorrer no país. Em Porto Alegre, uma marcha e um ato público no final da tarde da próxima terça-feira (20) marcam a data.

Nenhum comentário: