Bancada do PT divulga nota em protesto contra edição do jornal

O grupo RBS, mas em particular o seu principal jornal a Zero Hora, andam com as garras a mostra. Depois de terem publicado matérias no mínimo questionáveis no último domingo, conforme comentado em matéria do Marco Aurério Weissheimer publicada aqui, não contente a ZH volta a se utilizar de expedientes pouco éticos para a sua cobertura pseudo-jornalistica. Desta vez o alvo foi a bancada de Deputados Estaduais do PT, abaixo segue a integra da nota da bancada sobre a cobertura da ZH.





Nota da bancada do PT:


Quem conhece a política gaúcha e os veículos de imprensa de Porto Alegre sabe que o jornal Zero Hora não nutre simpatias pelo PT. Essa já é uma história longa e não deveria trazer surpresas. Petistas e não petistas já estão acostumados com isso e muitos já aprenderam a ler as notícias considerando as ênfases, as nuanças, os compromissos e as omissões editoriais do jornal. Infelizmente, a conduta anti democrática desse jornal é um dado da realidade política brasileira, marcada pela presença de uma imprensa que incentiva o mito da isenção para transitar as aspirações políticas e ideológicas particularistas de seus donos e financiadores.


O compromisso com a democracia e com a pluralidade nos impõe, às vezes, o convívio com condutas anti democráticas e manipuladoras. Mas isso, por óbvio, tem um limite. Quando o posicionamento político de um jornal orienta uma conduta editorial de má fé, então chegamos a um momento em que não nos é permitido calar, sob pena de sermos coniventes com a desconstituição de princípios básicos do convívio democrático.


Por isso, queremos manifestar nosso repúdio à edição desta terça-feira (3/7) do jornal Zero Hora. Na página 6, o jornal publica uma matéria sobre uma suplementação orçamentária reivindicada pelo parlamento gaúcho para cumprir com o reajuste devido aos funcionários da Casa.


Para ilustrar a matéria, o editor de política do jornal fez uma escolha, no mínimo, estranha. Os protagonistas dos fatos não aparecem na fotografia, aparecendo, em primeiro plano, três deputados do PT, partido que, qualquer jornalista que cobre política no Estado sabe, nada tem a ver com o fato noticiado. A decisão do editor é óbvia e reflete a evidente intenção de envolver a bancada petista com a reivindicação da suplementação orçamentária.


O agravante é que a foto referida é repetição de uma fotografia já usada pelo mesmo jornal no dia 27 de junho, há menos de uma semana, para ilustrar um comentário da editora executiva de política, Rosane Oliveira, sobre a decisão dos deputados em reajustar os salários. É preciso dizer que a fotografia também não tem nada a ver com aquele evento. A prática de repetir fotografias em jornal, sabe-se, revela ou um preocupante amadorismo ou uma intenção deliberada de mostrar pessoas ou lugares ou, no caso específico, certas pessoas em certos lugares.


A decisão editorial de ZH, portanto, manifesta não apenas uma opção política do jornal, mas mostra uma conduta abertamente provocativa, inaceitável para o convívio plural e democrático que defendemos.





Porto Alegre, 3 de julho de 2007


Bancada Estadual do Partido dos Trabalhadores

Nenhum comentário: