Descriminalização em debate

Um debate polêmico se reabre no Brasil. Há alguns dias atrás, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), deu declarações defendendo a descriminalização da Maconha. Como forma de estar de fato desarticulando um verdadeiro problema na sociedade brasileira, que é o tráfego de drogas.
Entre os argumentos do governador está a constatação de que, o tráfego não se resume apenas a questão das drogas, mas traz consigo o tráfego de armas, assassinatos, violência gratuita e etc.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, se aliou na proposta de descriminalização das drogas. Ambos defendem a tese de que liberar as drogas inibirá o tráfico ilegal de drogas.
- É um combate inteligente ao tráfico de drogas. Se o usuário pode comprar a droga na farmácia, perde sentido comprá-la de forma irregular -, afirmou o presidente da OAB.
Ainda é muito cedo para se afirmar que uma nova política de drogas pode se efetivar, mas o fato de um governador politicamente forte levantar este tema já é um fato novo na política brasileira, tão acostumada a posições hipócritas e parciais sobre este tema. Mas o simples fato deste debate estar se recolocando em pauta já é um avanço, ainda que tímido.

Nenhum comentário: