Cidadão Boilesen
Documentário de 2009, dirigido por Chaim Litewski, Cidadão Boilesen, através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio financeiro, assim como de muitos outros empresários, ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi. Expõe uma faceta, por vezes negligenciada, da brutal história recente brasileira.
Assista abaixo o documentário na íntegra:
Postado por
ERick
em
3/31/2014
2
comentários
Tags
Brasil,
Cinema,
Ditadura Militar,
Documentário,
História,
Vídeo


Arábia Saudita: cercada e assustada
Por Immanuel Wallerstein
O regime saudita é considerado há muito um pilar da estabilidade política no Médio Oriente, um país que impunha respeito e prudência a todos os vizinhos. Já não é assim, e os primeiros a reconhecê-lo são importantes protagonistas internos do regime. Hoje, sentem-se cercados por todos os lados e bastante temerosos em relação às consequências que a convulsão no Médio Oriente pode trazer para a sobrevivência do regime.
Postado por
ERick
em
3/30/2014
0
comentários
Tags
Arábia Saudita,
Artigo,
Immanuel Wallerstein,
Monarquia,
Mundo


De olho nas eleições, PSOL e PSB se unem ao PSDB para criar CPI da Petrobras
Por Marco Weissheimer
A decisão do PSOL e do PSB em favor da instalação da CPI da Petrobras, o novo carro-chefe do principal partido de oposição ao governo federal, foi decisiva para a obtenção das 27 assinaturas requeridas para a criação da comissão. Os dois partidos, juntos, contribuíram com cinco das 28 assinaturas apresentadas pela oposição: Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), João Capiberibe (PSB-AP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Lídice da Mata (PSB-BA).
Segundo a Agência Senado, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) esperam que o pedido de criação da CPI da Petrobras seja lido pela Mesa do Senado na sessão deliberativa da próxima terça-feira. Randolfe e Aécio criticaram a possibilidade de o governo tentar convencer senadores a retirar assinaturas do requerimento. Os dois senadores consideram a instalação da CPI “inevitável” e “um desejo da sociedade brasileira”. Eles defenderam ainda a possibilidade de uma CPI mista. A oposição tenta obter 171 assinaturas na Câmara para que isso ocorra.
Postado por
ERick
em
3/28/2014
0
comentários
Tags
Brasil,
Eleições 2014,
Governo Dilma,
Petrobras,
Política,
PSDB,
Psol,
Senado


Lousa, giz e chumbo: O legado do golpe no conceito de ensino
Subfinanciamento da escola pública e privatização do setor estão entre os principais legados das políticas educacionais da ditadura.
Por Cida de Oliveira e Sarah Fernandes
Em meio a um emaranhado de fusões de escolas e concentração de conglomerados universitários, o ensino superior privado brasileiro segue de vento em popa. Um levantamento da consultoria Hoper Educação, com base em dados de 2013, constatou crescimento de faturamento de 30% entre 2011 e 2013, de R$ 24,7 bilhões para R$ 32 bilhões. Conforme a consultoria, estão matriculados hoje no ensino superior privado 5 milhões de alunos.
Postado por
ERick
em
3/27/2014
0
comentários
Tags
Brasil,
Ditadura Militar,
Educação,
História,
Universidade


Chomsky: Segurança - Conceito controverso
Por Noam Chomsky
Um princípio orientador da teoria das relações internacionais diz que a maior prioridade do Estado é garantir a segurança. Como estrategista da Guerra Fria, George F. Kennan formulou que os governos são criados “para garantir a ordem e a justiça internas e para assegurar a defesa comum.” A proposição parece plausível, quase evidente, até que um olhar mais atento pergunte: Segurança para quem? Para a população em geral? Para o próprio poder do Estado? Para os setores dominantes na sociedade?
Dependendo do que queremos dizer, a credibilidade do princípio varia de desprezível a muito alta. A segurança do poder do Estado é extremamente alta, como revelam os esforços que os Estados desenvolvem para não serem transparentes a suas próprias populações.
Postado por
ERick
em
3/26/2014
0
comentários
Tags
Drones,
EUA,
Guerra,
Mundo,
Noam Chomsky,
Segurança,
Sociedade Vigiada,
Terrorismo


Dilma: o episódio de Pinheirinho não será esquecido
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) na sua conta no Twitter que o episódio de Pinheirinho não será esquecido. Ao assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de 1.461 unidades habitacionais para famílias despejadas da comunidade de Pinheirinho, em 2012, a presidenta Dilma Rousseff disse que as novas residências são resultado da luta dos moradores. “Em 2012, tivemos esse terrível episódio que é um marco na luta de vocês. Mas hoje, apesar de aquele dia estar gravado na memória e no coração de vocês, tenho certeza de que hoje vai estar gravado como o dia em que a luta de vocês chegou ao bom resultado, que está em cada tijolo, em cada telha, no cimento, em cada pedaço da casa de vocês”, disse Dilma, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Postado por
ERick
em
3/25/2014
0
comentários
Tags
Especulação Imobiliária,
Governo Dilma,
Reforma Urbana,
São Paulo


Tarso Genro: Os incêndios pós-modernos do Reichstag
O caso da briga pública entre o presidente do Supremo Joaquim Barbosa e o jornalista Ricardo Noblat servem de gancho para o governador Tarso Genro fazer uma acurada análise das estratégias em curso pelos diferentes setores da oposição. Em tom de alerta, Tarso aponta que os riscos de um novo e "pós-moderno incêndio do Reichstag", episódio em que o parlamento alemão foi ateado fogo e converteu-se em evento crucial para o estabelecimento do nazismo alemão. As sementes autoritárias estão colocadas. A defesa da democracia, neste cenário, assume uma maior importância.
Por Tarso Genro
Não fosse a importância das duas personalidades envolvidas - Ministro Presidente do Supremo Joaquim Barbosa e o jornalista Ricardo Noblat - passaria desapercebida a notícia de que o primeiro acusa o segundo, perante os Tribunais, de ter cometido, em artigo largamente difundido pela mídia nativa, crime contra a sua honra, combinado com crime de natureza racial.
Postado por
ERick
em
3/24/2014
0
comentários
Tags
Artigo,
Brasil,
Eleições 2014,
Governo Dilma,
Joaquim Barbosa,
Tarso Genro


O grande fracasso da "Marcha da Família com Deus"
Por Erick da Silva
Com ampla divulgação na rede e contando com uma considerável repercussão nos dias que a antecederam, a Marcha da Família com Deus foi um grande fracasso. Realizada neste sábado (22/03) um grupo inferior a 500 pessoas se concentrou ao redor de um trio elétrico na Praça da República em São Paulo, portando cartazes pedindo a "volta da ditadura", ataques ao PT e ao seu governo "comunismo", o pequeno agrupamento propiciou um espetáculo patético.
Formado por um público bastante heterogênico, em sua maioria vestidos de branco, verde e amarelo e portando bandeiras do Brasil, o grupo tinha motivações distintas e confusas, mas em comum, um nacionalismo associado aos tempos ditatoriais pós-1964 e um discurso anticomunista vindo diretamente dos tempos da guerra fria. Em um dos momentos "altos" do ato, uma estátua de Nossa Senhora de Fátima foi erguida no trio elétrico, seguida por discursos de um grupo de maçons que prestavam seu apoio a marcha.
Nos dias que antecederam a marcha, alguns pessoas chegaram a esboçar alguma preocupação quanto a uma possível grande adesão a este movimento. Por estarmos em ano eleitoral, com uma provável vitória da presidenta Dilma - ainda no primeiro turno - associada aos 50 anos do golpe, parecia haver os elementos para aflorar um redivivo golpismo.
No entanto, o que se viu nas ruas foi o mais perfeito retrato da extrema-direita brasileira: muito barulhenta na mídia e nas redes, mas com uma capacidade residual de diálogo com a sociedade.
.
Postado por
ERick
em
3/22/2014
8
comentários
Tags
Anti-comunismo,
Brasil,
Extrema-direita,
Obscurantismo,
São Paulo


Turquia bloqueia Twitter e ameaça ampliar a censura na rede
O Twitter teve seu acesso bloqueado pelo governo turco nesta semana. Erdogan ameaça ampliar a censura na rede e tenta colocar em cheque os protestos e a forte oposição que seu governo é alvo.
Por Erick da Silva
Já vimos isso no Egito durante a chamada "primavera árabe", agora é a vez da Turquia, do
primeiro-ministro Erdogan apostar no bloqueio da rede para salvar sua própria pele. O Twitter teve seu acesso bloqueado pelo governo turco nesta semana. É uma tentativa de colocar em cheque os protestos e a forte oposição de que seu governo é alvo.
Postado por
ERick
em
3/21/2014
0
comentários
Tags
Censura,
Ciberativismo,
Internet,
Mundo,
Turquia,
Twitter


Ditadura Militar e a questão indígena: cadeias com trabalhos forçados e torturas
Uma das faces esquecidas dos anos de ditadura civil-militar no Brasil pós-1964 foi a sistemática perseguição do regime aos povos indígenas. Acusações de vadiagem, consumo de álcool e pederastia eram usadas com pretexto para jogarem índios em prisões durante o regime militar; até mesmo cadeias para índios com trabalhos forçados foram criadas. Sem contar o treinamento de índios soldados para reprimir o seu próprio povo. Como pano de fundo, a disputa pela terra e uma visão de desenvolvimento nacional, onde não havia espaço para os índios. A Agência Pública nos traz no vídeo abaixo um importante registro destes crimes perpetrados pelo estado brasileiro durante o período ditatorial. Longe de serem fatos isolados, eram uma prática sistemática. É dever do estado e da sociedade reconhecê-los como presos políticos.
.
.
Postado por
ERick
em
3/20/2014
0
comentários
Tags
Ditadura Militar,
Ditaduras,
Documentário,
História,
Indígenas,
Memória,
Vídeo


É apenas mais uma Silva? A falência de uma polícia militarizada
Por Erick da Silva
Cláudia Silva Ferreira saiu pela manhã de casa para comprar pão. Mãe de quarto filhos e
responsável pelos cuidados de outros quatros sobrinhos, pretendia apenas fazer a rotineira tarefa de alimentar sua família. Moradora do morro da Congonha, em Madureira no Rio de Janeiro, jamais poderia imaginar que sua vida seria ceifada de uma maneira brutal naquele dia.
Durante seu trajeto, Cláudia foi surpreendida por uma troca de tiros entre três policiais do PM com supostos criminosos na favela. No incidente, acabou sendo ferida à bala no pescoço e nas costas. A história, no entanto, não se encerraria aqui. Cláudia não iria integrar a extensa lista das pessoas vitimas de balas perdidas. A tragédia ainda iria se estender de uma maneira ainda mais cruel.
Postado por
ERick
em
3/18/2014
0
comentários
Tags
(#),
Artigo,
Direitos Humanos,
Rio de Janeiro,
Segurança Pública,
Violência Urbana


Por uma Constituição Mundial para a Internet
Na semana do 25º aniversário da www, seu criador sustenta: rede sofre múltiplas ameaças; só mobilização da sociedade pode defendê-la.
Por Jemima Kiss
Mais do que simplesmente assinalar um aniversário, o homem que tornou possível a criação de páginas na Internet e a navegação entre elas da forma como a conhecemos hoje – o britânico Tim Berners-Lee – quis aproveitar a atenção do mundo nesta terça-feira [11/3] para apelar aos cidadãos que lutem por manter a World Wide Web “aberta e neutra”, por meio da aprovação de uma espécie de Constituição universal que salvaguarde os direitos de todos os utilizadores.
“Precisamos de uma Constituição universal, de uma carta de direitos”, disse Berners-Lee ao jornal The Guardian, no dia em que se assinala o 25.º aniversário do acontecimento que é geralmente associado à invenção da World Wide Web – quando o britânico enviou aos seus colegas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN, na sigla original) um documento com um título nada apelativo e pouco antecipador: Gestão de Informação – Uma Proposta.
Postado por
ERick
em
3/18/2014
0
comentários
Tags
Ciberativismo,
Democracia,
Internet,
Mundo,
Relações Internacionais


Lenin: 90 anos do maior revolucionário do século XX
Este ano se completaram 90 anos da morte de Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido como Lenin. Apontado por muitos como o maior revolucionário do século XX, liderou o processo de construção da primeira experiência de um governo operário da história, na extinta União Soviética. É sabido a necessidade de avaliarmos criticamente a experiência russa e condenarmos muitos dos descaminhos que o comunismo soviético teve, após a morte de Lenin e a ascensão de Stalin.
No entanto, não podemos prescindir de reconhecer a importância histórica de Lenin e sua contribuição para a luta dos povos em todo o mundo. O artigo abaixo de Eduardo Mancuso traz uma série de importantes elementos, a partir da trajetória da vida de Lenin, que nos auxiliam a vislumbrar a sua atualidade.
Postado por
ERick
em
3/16/2014
0
comentários
Tags
Esquerda,
História,
Lenin,
Marxismo,
Revolucionários,
Revoluções,
Rússia,
URSS


A atualidade de Rosa Luxemburgo: uma economista política
Por Michael Krätke
Assim vocês a conhecem! Foi uma grande oradora, intervinha com discursos e discussões nas campanhas políticas do movimento social-democrata. Foi uma célebre e temida polemista. E foi uma jornalista tão famosa quanto formidável.
Postado por
ERick
em
3/15/2014
0
comentários
Tags
Artigo,
Economia,
Imperialismo,
Marxismo,
Rosa Luxemburgo


Sobre a pesquisa da Secom e a blogosfera
Por Miguel do Rosário
A pesquisa que Secom encomendou ao Ibope sobre a mídia brasileira ainda está sendo digerida.
A mídia destacou a baixa confiança dos brasileiros em sites e blogs. Só que isso não é negativo. É natural. Qualquer maluco (aqui empregado no mau sentido) pode abrir um blog, portanto é saudável que as pessoas, se confrontadas com uma ideia generalizada de “sites e blogs”, expressem baixa confiança.
As pessoas confiam apenas em alguns blogs, num universo de milhares de páginas. Além disso, a relação entre o indivíduo e o blog é de uma qualidade diferente daquela tradicional entre o homer simpson e o seu sagrado jornal.
Postado por
ERick
em
3/14/2014
0
comentários
Tags
Blogosfera,
Brasil,
Internet,
Mídia Alternativa,
Mídia e Comunicação


A origem dos coxinhas
Desde pouco tempo para cá, temos visto o estranho e curioso fenômeno da multiplicação dos coxinhas. Até então, era um tipo de indivíduo com pouca expressão social e sem uma maior relevância na sociedade brasileira.
Isso no entanto mudou, hoje os coxinhas ganham cada vez mais destaque, principalmente na internet, mas conquistando inserção em veículos de grande expressão midiática, já postulam voos maiores. Sonham em se colocar como uma força política no cenário nacional.
No entanto, uma questão seguia em aberto. Qual seria a origem dos coxinhas? De onde vieram essas peculiares criaturas? A resposta não poderia ser mais evidente. Eis que descobrimos uma foto que registra, durante a última campanha eleitoral, a verdadeira e secreta origem dos coxinhas na política brasileira. Não poderia ser ninguém menos que o eterno presidenciável José Serra o "pai dos coxinhas". Na foto vemos o momento em que a aliança entre os coxinhas e José Serra foi firmada.
Ser coxinha não é apenas ser de direita ou conservador, é quase um "estado de espírito". Infelizmente, desde esse inusitado acordo de Serra com os obscuros coxinhas, eles nunca mais deixaram de ocupar a cena. Esse ano teremos Copa do Mundo e eleições, cenários férteis dar coragem aos coxinhas "saírem do armário" e partirem para mais uma investida. Fortes emoções nos aguardam.
.
Depois de morto, Gushiken derrota Veja: o caso das falsas contas no exterior
Por Rodrigo Vianna
“A Veja dá a entender que não eram fantasiosas as contas no exterior. E não oferece um único indício digno de confiança. Infere, da identidade dos acusadores e dos interesses em jogo, a verdade do conteúdo do documento.A falácia é de doer na retina" (trecho da sentença que condenou "Veja" no TJ-SP)
Quase oito anos se passaram. A Justiça levou tanto tempo para ser feita, que a vítima dos ataques covardes já não está entre nós. Fundador do PT, bancário de profissão, Luiz Gushiken foi ministro da SECOM na primeira gestão Lula. Por conta disso, teve seu nome incluído entre os denunciados do “mensalão” (e depois retirado do processo, por absoluta falta de provas)…
Quase oito anos se passaram. A Justiça levou tanto tempo para ser feita, que a vítima dos ataques covardes já não está entre nós. Fundador do PT, bancário de profissão, Luiz Gushiken foi ministro da SECOM na primeira gestão Lula. Por conta disso, teve seu nome incluído entre os denunciados do “mensalão” (e depois retirado do processo, por absoluta falta de provas)…
Postado por
ERick
em
3/13/2014
1 comentários
Tags
Brasil,
Judiciário,
Justiça,
Mídia e Comunicação,
Veja


25% dos britânicos acham que Superman é um herói bíblico
Uma recente pesquisa revela que no Reino Unido há uma geração de adultos que não sabem diferenciar entre personagens de filmes de Hollywood e os do Antigo Testamento, conforme relata o jornal britânico 'Mirror'. 25% dos britânicos acham que Superman é um herói bíblico.
Sete lições sobre o golpe de 1964 e sua ditadura
Por Antonio Lassance
Há 50 anos, o Brasil foi capturado pela mais longa, mais cruel e mais tacanha ditadura de sua história.
Meio século é mais que suficiente tanto para aprendermos quanto para esquecermos muitas coisas.
É preciso escolher de que lado estamos diante dessas duas opções.
Maradona é melhor que o Pelé
Por Erick da Silva
Maradona é melhor que o Pelé. Sei que essa é uma polêmica antiga, em geral, os números dentro das quatro linhas do gramado são amplamente favoráveis ao craque brasileiro. No entanto, quando saímos da comparação futebolística e comparamos a vida pública dos dois atletas fora dos gramados, o placar é amplamente favorável ao Maradona.
David Harvey: O direito à cidade
Neste artigo já clássico, David Harvey expõe como o processo de desenvolvimento urbano se converteu em uma condição indispensável para o processo de acumulação capitalista. O espaço urbano, como um todo, se converteu em local privilegiado para a exploração e estratificação da sociedade. A qualidade da vida urbana virou uma mercadoria. Há uma aura de liberdade de escolha de serviços, lazer e cultura – desde que se tenha dinheiro para pagar
Por David Harvey
Vivemos numa época em que os ideais de direitos humanos tomaram o centro do palco. Gasta-se muita energia para promover sua importância para a construção de um mundo melhor. Mas, de modo geral, os conceitos em circulação não desafiam de maneira fundamental a lógica de mercado hegemônica nem os modelos dominantes de legalidade e de ação do Estado. Vivemos, afinal, num mundo em que os direitos da propriedade privada e a taxa de lucro superam todas as outras noções de direito. Quero explorar aqui outro tipo de direito humano: o direito à cidade.
Será que o espantoso ritmo e a escala da urbanização nos últimos 100 anos contribuíram para o bem-estar do homem? A cidade, nas palavras do sociólogo e urbanista Robert Park, é a tentativa mais bem-sucedida do homem de refazer o mundo em que vive mais de acordo com os desejos do seu coração. Mas, se a cidade é o mundo que o homem criou, é também o mundo onde ele está condenado a viver daqui por diante. Assim, indiretamente, e sem ter nenhuma noção clara da natureza da sua tarefa, ao fazer a cidade o homem refez a si mesmo.
Saber que tipo de cidade queremos é uma questão que não pode ser dissociada de saber que tipo de vínculos sociais, relacionamentos com a natureza, estilos de vida, tecnologias e valores estéticos nós desejamos. O direito à cidade é muito mais que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade. Além disso, é um direito coletivo, e não individual, já que essa transformação depende do exercício de um poder coletivo para remodelar os processos de urbanização. A liberdade de fazer e refazer as nossas cidades, e a nós mesmos, é, a meu ver, um dos nossos direitos humanos mais preciosos e ao mesmo tempo mais negligenciados.
Postado por
ERick
em
3/06/2014
0
comentários
Tags
Artigo,
Capital Financeiro,
Capitalismo,
David Harvey,
Direito à Cidade,
Especulação Imobiliária,
Geografia,
Marxismo


Bolívar e Chávez: o espírito da determinação radical
Um ano após a morte de Hugo Chávez, como homenagem, reproduzimos aqui artigo de István Mészáros, publicado originalmente da edição de número 8 da revista semestral Margem esquerda: ensaios marxistas, que a editora Boitempo disponibilizou em seu Blog.
Por István Mészáros
“Penas levadas pelo vento”
No verão de 2005, a Venezuela comemorou o bicentenário do juramento de Simón Bolívar, feito na presença de seu grande professor, Simón Rodríguez, um homem que, bem antes de Marx, frequentou sociedades secretas socialistas em Paris e regressou à América do Sul apenas em 1823. O juramento de Bolívar ocorreu em 15 de agosto de 1895, nos arredores de Roma. O próprio local – a colina do Monte Sacro –, que foi escolhido em conjunto para a ocasião solene, já constituía uma indicação da natureza do compromisso histórico do jovem Bolívar. Pois foi precisamente na colina do Monte Sacro, vinte e três séculos antes, que consta ter ocorrido o protesto revoltoso dos plebeus contra os patrícios da Roma Antiga, sob a liderança de Sicínio. Diz-se que a rebelião da população romana daquele tempo foi apaziguada graças à retórica de um notório pilar da ordem estabelecida, o senador Menênio Agripa, que pregou a eterna visão familiar de que o povo “que não está destinado a governar” deveria aceitar de boa vontade “seu lugar na ordem natural da sociedade”. Num firme desafio à visão resignada que emana das iníquas relações de poder impostas com êxito por toda a parte, o jovem Bolívar exprimiu no Monte Sacro sua determinação em dedicar sua vida à luta, com vista a um final vitorioso contra o domínio colonial em sua parte do mundo. Foram estas as suas palavras:
“Juro diante de ti, juro pelo deus de meus pais, juro pelos meus antepassados, juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não permitirei que nem o meu braço nem a minha alma descansem até termos rompido os grilhões que nos oprimem por vontade do poder espanhol.”1
Bolívar nunca vacilou em sua determinação radical, conforme expressa seu juramento, nem mesmo sob as circunstâncias mais adversas. Os anos seguintes fizeram-no perceber que era preciso haver mudanças fundamentais não só nas relações políticas e militares internacionais como, mais profundamente, na ordem social existente, se quisesse que o projeto de acabar com a dominação colonial tivesse êxito. As mudanças radicais incluíam a libertação dos escravos, ao que sua própria classe se opunha com veemência. Até sua querida irmã o considerou “louco”, em razão de sua inquebrantável insistência na igualdade.
Postado por
ERick
em
3/05/2014
0
comentários
Tags
América Latina,
Artigo,
Esquerda,
Hugo Chavez,
István Mészáros,
Marxismo,
Simón Bolívar,
Socialismo,
Venezuela


A Ucrânia no caminho das superpotências
Por Jeferson Miola
No conflito interno ucraniano, um pesado jogo geoestratégico está em andamento. E tem a participação de interesses e atores externos que incidem fortemente, com poder de desenhar os contornos que podem levar finalmente a uma guerra.
Apesar do noticiário internacional aparentar o papel externo exclusivo da União Européia [UE] no conflito, os EUA não só tem interesse direto nos encaminhamentos para a Ucrânia, como atua fortemente para proteger suas prioridades geoestratégicas.
Postado por
ERick
em
3/02/2014
0
comentários
Tags
EUA,
Imperialismo,
Mundo,
Rússia,
Ucrânia,
União Européia


Existe justificativa para a violência política?
O argumento dos Black Blocs parte de pressupostos equivocados, entre os quais o de que a agressão contra a polícia criará benefícios democráticos.
Desde junho de 2013, o Brasil tem vivido uma experiência inédita em sua história política recente: a apologia e uso da violência em atos e manifestações públicas vinda dos próprios manifestantes.
Ao mesmo tempo, assistimos pasmos a um aumento da violência em público sem precedentes: o incêndio de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo, as expressões bárbaras de violência em alguns presídios no Maranhão, atos de violência no aniversário da cidade de São Paulo e em diversos episódios ligados ao esporte, como a partida que decretou a queda do Vasco da Gama para a Série B e as comemorações pela vitória do Cruzeiro no Brasileirão em Belo Horizonte. O rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes representa o ápice desta trajetória. Todos estes atos apontam a uma direção problemática que merece ser questionada: a profunda legitimação social da violência na sociedade brasileira.
Postado por
ERick
em
3/01/2014
0
comentários
Tags
#ProtestosBR,
Artigo,
Black Blocs,
Brasil,
Segurança Pública,
Violência Política


Assinar:
Postagens (Atom)