25% dos britânicos acham que Superman é um herói bíblico



Uma recente pesquisa revela que no Reino Unido há uma geração de adultos que não sabem diferenciar entre personagens de filmes de Hollywood e os do Antigo Testamento, conforme relata o jornal britânico 'Mirror'. 25% dos britânicos acham que Superman é um herói bíblico.


Na mesma pesquisa, promovida pela da Sociedade Bíblica, um terço dos entrevistados consideram que a história de Harry Potter tem uma base religiosa e a mesma quantidade de pessoas não sabem onde Adão e Eva aparecem.

A alusão a Superman como um personagem bíblico não demonstra apenas uma "ignorância" dos britânicos com relação aos estudos bíblicos. Ainda que o mito "salvador" esteja presente em Superman, não é apenas isso que explica a confusão aparente de um quarto dos entrevistados que apontaram erroneamente o personagem dos quadrinhos como bíblico. Revela algo muito mais relevante: mudanças profundas se operam na relação da sociedade com a religião.

Seja pelo angulo do simbolismo e do imaginário, passando até mesmo pelos ritos, o século XXI reservará, inquestionavelmente, grades mudanças na relação da sociedade com a religião. Cada vezes menos afeita ao rigor da disciplina religiosa e permeada pelos efeitos da indústria cultural capitalista, o papel da religião, que já passou por uma série de mudanças no século XX, da sinais que esse processo ainda não está encerrado, devendo se aprofundar ainda mais.
.

Nenhum comentário: