Com Lula ou Dilma, PT hoje venceria no primeiro turno


Quer entender qual a razão da escalada de ataques ao PT e ao Lula nas última semanas? Esta pesquisa divulgada pela própria Folha de SP explica: mesmo com todos os ataques, o PT segue como o favorito para as eleições de 2014. Está na hora da direita midiática brasileira rever suas táticas manipulatórias e entender que o Brasil mudou. 
Destaque na pesquisa é a constatação de uma ausência de nomes competitivos para enfrentar a candidatura do PT, neste cenário, já especulam o nome do ministro do STF Joaquim Barbosa como uma alternativa anti-petista, mesmo assim, seu desempenho não seria muito melhor que o de outros postulantes. 
Segue abaixo a matéria da Falha, ops, Folha de SP.



Se a eleição presidencial fosse hoje, o PT teria dois nomes com chance de vencer no primeiro turno. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva têm no momento mais intenções de voto do que todos os possíveis adversários somados, aponta pesquisa Datafolha feita na quinta-feira.
Dilma vai de 53% a 57%, conforme o cenário. Lula teria 56% se disputasse a Presidência. No Brasil, vence no primeiro turno o candidato que tem mais da metade dos votos válidos. O PT ganhou três disputas para o Planalto (2002, 2006 e 2010), mas só no segundo turno.
O Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 cidades no dia 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Embora os percentuais de Dilma e de Lula sejam equivalentes na pesquisa estimulada (quando o entrevistado escolhe um nome a partir de uma lista), a situação muda no levantamento espontâneo.
Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências.
Com menos da metade, mas isolado em segundo, vem Lula, com 12%. Há também 1% cuja preferência é "PT" ou "vai votar no PT". O petismo somado recebe 39% de intenções de voto espontâneas segundo o Datafolha.
Os candidatos de oposição têm percentuais modestos no levantamento espontâneo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registra 3%. Os também tucanos José Serra e Geraldo Alckmin têm
2% e 1%, respectivamente. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam.
Quando o Datafolha pergunta sugerindo cenários, os percentuais de todos os possíveis candidatos aumentam. Foram testadas quatro listas, sendo três com Dilma e uma com Lula. Os petistas vencem em todas.


Fonte: Folha de SP
.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que não.
Este tipo de indução não engana mais o eleitor.
Beijos!!