Eleições na Nicarágua foram um verdadeiro tsunami! Sandinistas vencem 134 das 153 prefeituras do país.
Com 100% dos votos computados, o Partido Frente Sandinista de Libertação Nacional (Fsln) conseguiu eleger 134 das 153 prefeituras do país.
A Aliança PLI obteve 12 prefeituras, o Partido Indígena Yatama ganhou 3 (Bilwi/Puerto Cabezas, Prinzapolka y Waspán), a Aliança Liberal Nicaraguense (ALN) ganhou uma (Cuapa), o PLC ganhou 2 (Paiwás e Muelle de los Bueyes) e o Partido Conservador (PC) uma (San Pedro de Lóvago).
A Fsln ganhou todos os municípios dos Departamentos de Madriz, Estelí, Chinandega, León, Manágua, Carazo, Rivas, Granada, Masaya. Além disso, ganhou em lugares historicamente hostis ao sandinismo, como em Chontales, Boaco, Raan e Raas, no centro e na Costa Caribe.
A Aliança PLI, do ex-banqueiro Eduardo Montenegro, e o Partido Liberal Constitucionalista (PLC), do ex-presidente Arnoldo Alemán, sofreram uma derrota maiúscula ao ganhar somente 12 e 2 prefeituras, respectivamente. O Partido Indígena Yatama obteve 3 e a Aliança Liberal Nicaraguense (ALN), uma prefeitura.
Quase 2,1 milhões de nicaraguenses exerceram seu direito ao voto -70.085 foram os votos nulos-, com uma participação de 57,70% dos eleitores ativos. Segundo o magistrado presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Roberto Rivas, trata-se da eleição municipal onde mais gente exerceu seu direito Ao voto.
Em Manágua, a candidata da Fsln, Daisy Torres, obteve mais de 83% dos votos (283.750), enquanto que o candidato da Aliança PLI nem sequer somou 10% dos votos (33.676).
Lista dos 134 municipios ganhos pela FSLN (documento pdf)
Fonte: Adital
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário