RS: lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas



O Rio Grande do Sul terá um grande reforço na luta contra o desaparecimento de pessoas, especialmente os casos resultantes do tráfico de seres humanos. No dia 04 de março, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, sob coordenação do deputado estadual Aldacir Oliboni (PT).
A trajetória de trabalho na área dos Direitos Humanos e os recentes casos de tráfico de pessoas do Estado convergiram na motivação do parlamentar para a iniciativa. “Pelo Rio Grande do Sul passam 28 rotas de tráfico nacional e internacional de pessoas. Fechamos o ano de 2012 com 4.696 pessoas desaparecidas. Esta é uma situação que exige nossa mobilização. É nosso dever e responsabilidade aprofundar este debate e indicar caminhos ”, destaca o parlamentar.
Criada com o intuito de ser um espaço para mobilização e informação da sociedade civil e do Estado sobre o tema, a Frente realizará o trabalho de detalhamento da situação de desaparecimento de pessoas e também visa o esclarecimento e a prevenção. “Teremos um canal de diálogo, informação e ampliação do debate sobre esta situação. É um direito básico de qualquer pessoa não ser esquecida e ser localizada. O Estado tem o dever de zelar pelos Direitos Humanos de seus cidadãos  e o desaparecimento implica na violação desses direitos de várias formas”, argumenta Oliboni.

Lançamento

Protocolada em dezembro de 2012, com o aval de 37 deputados e deputadas, a Frente será oficialmente instalada em evento no Plenarinho, 3º andar da Assembleia Legislativa, às 14h. Estão confirmadas as presenças da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA); de secretários estaduais, representantes de organizações não governamentais, representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entidade privadas e estatais, dentre outros.

Fonte: release de divulgação
.

Nenhum comentário: